Notícias

22/09/2022

Prefeitura de Ubatuba realiza mudança na alimentação para mais de 12 mil alunos das escolas e creches municipais

Compartilhe

Em parceria com a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), Programa Novos Sabores oferece, toda quarta-feira, refeições escolares com pratos variados à base de vegetais

O prato da alimentação escolar de mais de 12 mil alunos das escolas e creches municipais da cidade litorânea de Ubatuba (SP) está recheado de novidades. A partir de 1º de junho, eles recebem, todas quartas-feiras, delícias 100% vegetais, como hambúrguer de feijão carioca, macarrão nutritivo, feijoada e, de sobremesa, bolo de banana.

Essas delícias servidas aos alunos foram ensinadas a mais de 60 cozinheiras da cidade para que fosse colocado em prática o programa Novos Sabores, uma parceria da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) com a prefeitura de Ubatuba.

“Em maio, tivemos a satisfação de receber a equipe da SVB que, de forma muito acolhedora e esclarecedora, nos apresentou a iniciativa de privilegiar as fontes de proteína uma vez por semana”, comenta a técnica em Nutrição da Secretaria Municipal de Educação de Ubatuba, Vilma Moreira Santos.

Com a quarta-feira instituída como o dia da semana em que os estudantes das escolas e das creches poderão expandir o paladar e descobrir a variedade de refeições que podem ser feitas sem produtos de origem animal, a prefeitura busca levar mais saúde para as crianças. Nas quartas, verduras, legumes, grãos e frutas são valorizadas e viram protagonistas dos pratos das merendas.

Para a estreia do cardápio, na quarta-feira (1/6), a SVB levou o mascote Super Feijão até o litoral paulista, tornando a novidade ainda mais divertida para os cerca de 600 alunos da Escola Municipal Governador Mário Covas e as 400 crianças da EMEI Helena Maria Mendes Alves. 

“É muito importante oferecer para os alunos uma merenda alternativa que valorize as frutas, os legumes e as verduras. São refeições que estarão proporcionando benefícios para a saúde das crianças, com menor consumo de gorduras e mais vitaminas e fibras. Além disso, elas terão a oportunidade de conhecer novos sabores, por isso o nome do programa”, explica a secretária municipal de Educação, Fatinha Barros.

Antes de entrar em prática, o programa Novos Sabores contou com palestras de orientação para diretores e coordenadores das escolas, além de servidores da Secretaria Municipal de Educação de Ubatuba. Em outro momento, os pais dos alunos também foram convidados a receberem as informações sobre os benefícios da alimentação à base de vegetais.

Ricos em nutrientes, os vegetais possuem todas necessidades alimentares quando compõem um prato bem planejado formado por 50% de verduras e legumes crus ou cozidos (couve, cenoura e outros), 25% de cereais, como o arroz, ou vegetais amiláceos, como a batata, e os 25% restantes com leguminosas, como o feijão e a lentilha.

“Além de ajudar as crianças a ampliar seu leque de alimentos, o Programa Novos Sabores servirá de ferramenta para o Município de Ubatuba reafirmar seu compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU”, ressalta Mônica Buava, diretora executiva da SVB. 

Prefeituras interessadas em oferecer essas opções aos alunos podem entrar em contato com a SVB, que realiza treinamentos e passa sugestões de cardápio, além de explicar os pontos positivos da experiência de, em pelo menos um dia, trocar a proteína animal  (carnes, ovos e laticínios), por proteína vegetal. Ao mesmo tempo que se alimentam de forma saudável, as crianças e adolescentes estão contribuindo com o bem-estar dos animais, com a preservação do planeta e com a própria saúde, pois uma alimentação centrada em vegetais está ligada a menores taxas de obesidade, níveis de colesterol, pressão arterial, diabetes e doenças coronarianas.

 

SOBRE A SOCIEDADE VEGETARIANA BRASILEIRA

Fundada em 2003, a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) é uma organização sem fins lucrativos que promove a alimentação vegetariana como uma escolha ética, saudável, sustentável e socialmente justa. Por meio de campanhas, programas, convênios, eventos, pesquisa e ativismo, a SVB realiza conscientização sobre os benefícios do vegetarianismo e trabalha para aumentar o acesso da população a produtos e serviços vegetarianos. Para mais informações, acesse www.svb.org.br ou os perfis no Instagram, Facebook e Youtube.

Para mais informações e entrevistas:

Valle da Mídia Assessoria de Imprensa 

Christian – (11) 99904-6632

Rodrigo – (11) 98415-5507

[email protected]

 

Posts relacionados