Notícias

22/09/2022

PRIMEIRO MUTIRÃO DO PROGRAMA ‘SAÚDE PARA TODOS’ OFERECE ATENDIMENTO COM NUTRICIONISTAS E EDUCADORES FÍSICOS A MORADORES DE COMUNIDADES

Compartilhe

 

Durante o atendimento, as pessoas tiveram o peso, altura para o cálculo do índice de massa corporal (IMC), além de responderem a um questionário para investigação dos hábitos alimentares. Com base nesses dados, receberam dicas de exercícios sem carga para realização de treinos diários, além de orientações nutricionais que contribuem para a elaboração de refeições mais saudáveis dentro de casa. A ação foi aprovada por todos os participantes, que responderam uma pesquisa de opinião após o atendimento. 

“O Programa Saúde para Todos tem como proposta a realização de mutirões de atendimento à saúde de pessoas com baixa renda, incentivando a prática de atividade física e o aumento do consumo das proteínas vegetais”, explica Ricardo Laurino, presidente da SVB.

 

PADRÃO ALIMENTAR

Ao longo dos últimos anos, o consumo dos alimentos in natura e minimamente processados começou a perder espaço no prato dos brasileiros. Segundo os últimos resultados da Pesquisa de Orçamentos Familiares – POF (2017-2018), a população brasileira destina apenas 5% da despesa média mensal para o consumo de cereais e leguminosas, que deveriam ser a base da alimentação, segundo o Guia Alimentar do Ministério da Saúde (2014). Por outro lado, os recursos utilizados para o consumo de carnes, vísceras e pescados registraram um crescimento nas últimas pesquisas, atingindo mais de 20% dos gastos mensais com alimentação.

“A ação ocorre num momento muito necessário. As comunidades estão passando por sérias dificuldades em questões sanitárias e de segurança alimentar. O consumo das leguminosas ajudam a combater a fome e a desnutrição, sendo fontes reconhecidas como seguras e suficientes de proteína e contemplam todos os aminoácidos essenciais, além de oferecer fontes de ferro, cálcio, zinco e outros nutrientes essenciais para o organismo”, esclarece Renata Victoratti, do departamento de nutrição da SVB.

Atualmente mais da metade da população está em situação de sobrepeso e um quinto da população com obesidade. O cenário agrava ainda mais os casos de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), como doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão arterial e diversos tipos de câncer. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, essas doenças são responsáveis por cerca de 70% das mortes no mundo e grande parte delas poderiam ser prevenidas com fatores relacionados a estilo de vida e alimentação adequada.

 

FRUTAS E VEGETAIS

Organizações como a American Diet Association e Canadian Pediatric Society reforçam que dietas ricas em frutas, verduras, legumes, leguminosas e cereais integrais estão diretamente ligadas a menores índices de obesidade, menores taxas de colesterol e hipertensão arterial. Além disso, afirmam que, a alimentação baseada em vegetais, se balanceada, pode ser mais saudável sendo apropriada a todas as fases da vida, incluindo infância e adolescência. 

“Incentivar o consumo das proteínas vegetais, como as leguminosas, é uma estratégia eficiente tanto do ponto de vista nutricional como de segurança alimentar e econômica. Esses alimentos são produzidos em praticamente todo o território brasileiro, sobretudo por pequenos produtores, e podem ser facilmente encontrados. Pode ser um importante incentivo à autonomia alimentar das pessoas em situação vulnerável”, completa Renata.

 

10

Veja imagens da ação aqui.

 

SOBRE A SOCIEDADE VEGETARIANA BRASILEIRA

Fundada em 2003, a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) é uma organização sem fins lucrativos que promove a alimentação vegetariana como uma escolha ética, saudável, sustentável e socialmente justa. Por meio de campanhas, programas, convênios, eventos, pesquisa e ativismo, a SVB realiza conscientização sobre os benefícios do vegetarianismo e trabalha para aumentar o acesso da população a produtos e serviços vegetarianos. Para mais informações, acesse www.svb.org.br ou os nossos perfis no Instagram, Facebook e Youtube.

Posts relacionados