Notícias

22/09/2022

SELO VEGANO DIVULGA MARCAS DE CHOCOLATE CERTIFICADAS PARA A PÁSCOA DESTE ANO

Compartilhe

 

“A presença não intencional de resíduos (traços) na composição não representa nenhuma violação da escolha do público vegano, seja de ordem ética, ambiental ou pessoal. Por este motivo, acreditamos que os produtos com a indicação “pode conter” para resíduos de ingredientes de origem animal possuem condições técnicas para obter o Selo Vegano”, esclarece Maria Eduarda Lemos, Gerente de Certificação da SVB. 

Portanto, a recomendação da SVB é que o público com qualquer tipo de restrição alimentar ou médica não deve se respaldar no Selo Vegano como referência para consumo.

AVALIAÇÃO 

A aprovação do produto depende da ausência de ingredientes de origem animal, além de não permitir qualquer tipo de teste realizado em animais, tanto no produto final, processo de fabricação e cadeia de fornecimento de ingredientes. Para ampliar a acessibilidade e oferta dos produtos veganos, os critérios de certificação permitem a aprovação de produtos que tenham sido processados em equipamentos usados também para produtos de origem animal – uma vez que não houve qualquer uso, de fato, de animais ou de seus derivados na receita. 

O programa busca fortalecer o mercado vegano, facilitando a identificação destes produtos pelo consumidor e contribuindo para reduzir a demanda por produtos de origem animal. Durante o processo de certificação, toda a cadeia de produção é criteriosamente avaliada, o que também contribui para educar as indústrias a respeito da causa animal e garantir que tenham respaldo em relação aos fornecedores de ingredientes veganos. Além dos alimentos, cosméticos, produtos de limpeza e calçados são categorias que podem solicitar a Certificação do Selo Vegano.

MERCADO EM ALTA

De acordo com recente pesquisa realizada pela SVB em parceria com o Ibope, o número de adeptos da dieta vegetal está em crescimento no Brasil: já são 7 milhões de veganos e 30 milhões de vegetarianos. A pesquisa aponta ainda que 55% dos brasileiros consumiria mais produtos veganos se estivessem indicados nas embalagens.

Nos últimos anos, o número de produtos certificados com o Selo da SVB cresceu consideravelmente, acompanhando o mercado. Atualmente, o programa de certificação é o maior e mais antigo no Brasil. No total, mais de 2,7 mil produtos já foram certificados para mais de 150 empresas diferentes.

SELO VEGANO

Selo Vegano, criado em 2013 pela SVB, é um programa de certificação confiável que concede à produtos de diversos segmentos (alimentos, cosméticos, higiene, limpeza e calçados) um selo reconhecido nacionalmente. O certificado é concedido a cada produto individualmente e não se refere à marca ou à empresa, permitindo que qualquer indústria solicite o selo. Para mais informações, basta acessar o site https://www.selovegano.com.br/ ou a página oficial do programa no Intagram https://www.instagram.com/selovegano/

SOBRE A SOCIEDADE VEGETARIANA BRASILEIRA

Fundada em 2003, a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) é uma organização sem fins lucrativos que promove a alimentação vegetariana como uma escolha ética, saudável, sustentável e socialmente justa. Por meio de campanhas, programas, convênios, eventos, pesquisa e ativismo, a SVB realiza conscientização sobre os benefícios do vegetarianismo e trabalha para aumentar o acesso da população a produtos e serviços vegetarianos. Para mais informações, acesse www.svb.org.br ou os nossos perfis no Instagram, Facebook e Youtube.

Posts relacionados