Notícias

22/09/2022

SEGUNDA EDIÇÃO DA CAMPANHA ‘ABRIL VEGANO’ REFORÇA A IMPORT NCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Compartilhe

 

“O movimento incentiva as pessoas a excluírem, na medida do possível e do praticável, todas os produtos derivados de animais na alimentação, vestuário ou qualquer outra finalidade. Praticar uma alimentação mais saudável, respeitando os animais e o meio ambiente, é cada vez mais relevante para a preservação e manutenção dos recursos naturais”, observa Mônica Buava, gerente de campanhas da SVB.

MOTIVOS PARA CONSIDERAR

Mais de 10 mil animais terrestres são abatidos por minuto no Brasil para produzir carnes, leite e ovos. Frangos, porcos, bois – como tantos outros – são sencientes (capazes de sofrer e sentir prazer e felicidade) ou seja, têm uma complexa capacidade cognitiva e sentem dor, sofrimento e alegria da mesma forma que os cães que temos em casa.

“Diversos estudos associam efeitos positivos para a saúde após o aumento no consumo de produtos de origem vegetal. O consumo de carnes está diretamente associado ao risco aumentado de doenças crônicas e degenerativas como diabetes, obesidade, hipertensão e alguns tipos de câncer”, lembra Alessandra Luglio, responsável pelo departamento de nutrição da SVB.

A produção de alimentos por meio da pecuária não é apenas ambientalmente degradante, mas também contribui significativamente para o desperdício global de alimentos. Cada quilo de proteína animal produzido exige entre dois e 10 quilos de proteína vegetal (soja, por exemplo).

Segundo a ONU, o setor pecuário é o maior responsável pela erosão de solos e contaminação de mananciais aquíferos do mundo. A entidade também estima que 14,5% das emissões de gases do efeito estufa geradas pelas atividades humanas têm origem no setor pecuário. Quase todo o volume do farelo de soja (97%) e mais da metade do milho (60%) produzidos globalmente são utilizados não para consumo humano, mas para virar ração para as fazendas e granjas industriais, produzindo alimentos a uma eficiência muito baixa. 

COMO MONTAR UM PRATO VEGANO

É importante reforçar que um prato 100% a base de vegetais é mais simples do se imagina e não é mais caro. “É importante sempre substituir a proteína animal (carnes, ovos e laticínios) por proteína vegetal (feijões, castanhas e outros). O prato precisa ser composto por 50% de legumes e verduras, 25% de feijões e castanhas e 25% de cereais e batatas”, completa Alessandra.

Para mais informações, basta clicar no link: https://sites.svb.org.br/abrilvegano/ 

SOBRE A SOCIEDADE VEGETARIANA BRASILEIRA

Fundada em 2003, a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) é uma organização sem fins lucrativos que promove a alimentação vegetariana como uma escolha ética, saudável, sustentável e socialmente justa. Por meio de campanhas, programas, convênios, eventos, pesquisa e ativismo, a SVB realiza conscientização sobre os benefícios do vegetarianismo e trabalha para aumentar o acesso da população a produtos e serviços vegetarianos. Para mais informações, acesse www.svb.org.br ou os nossos perfis no Instagram, Facebook e Youtube.

Posts relacionados