Notícias

22/09/2022

CONHEÇA AMIRIM, A CIDADE ISRAELENSE 100% VEGETARIANA

Compartilhe

Nenhum tipo de carne é permitido em Amirim, que fica localizada no Norte de Israel, 600 metros acima do nível do mar. Criada no final dos anos 1950, a atmosfera de paz e tranquilidade também contribui para tratamentos de saúde holístico em spas especializados. A mistura entre esse ambiente positivo e uma alimentação a base de vegetais se reflete na longevidade da população. Aqueles que já tiveram a oportunidade de visitar o local afirmam ser muito comum encontrar idosos com mais de 70 ou 80 anos, esbanjando vitalidade e disposição.

Hospedagem

A vista panorâmica do alto da montanha, que contempla uma visão de tirar o fôlego para o mar da Galileia (que na verdade é um grande lago), favoreceu o surgimento do sistema de hospedagens a partir de 1961. O modelo hoteleiro é composto pelos ‘zimmers’ (quartos, em alemão), um tipo de chalé/cabine israelense que pode atender famílias e casais, com opções românticas e até mesmo mais isoladas. 

O custo para alugar um espaço para três pessoas (sendo dois adultos e uma criança) começa em R$ 7 mil e pode variar de acordo com o sistema escolhido (pensão completa, meia pensão ou apenas café da manhã). Além do próprio site da cidade, várias opções de cabines também podem ser encontradas em sites de viagens. O valor não inclui o transporte aéreo. No entanto, vale lembrar que existem restrições para a compra de passagens por causa da pandemia.

Além do hebraico, é possível se comunicar em inglês com os habitantes. Há ainda uma programação cultural na cidade, que conta com a apresentação de shows musicais, festivais gastronômicos e culturais. É possível se inscrever em um tipo de clube de membros para receber informações exclusivas sobre a agenda local.

Se existia alguma dúvida sobre a existência de um lugar perfeito para veganos e vegetarianos neste planeta, agora não existe mais. E tudo indica que o pacote é completo.


Veganismo no mundo

Mas não é apenas em Amirim que os benefícios de uma alimentação a base de vegetais são reconhecidos. É possível observar um movimento global que tem transformado a dieta da humanidade. Mundialmente, cerca de 70% dos consumidores estão mudando de dieta para prevenir obesidade, diabetes e colesterol, segundo a rede de supermercados britânica Sainsburys. A transformação é impulsionada pela mudança sem precedentes da população, cada vez mais consciente em relação às causas ambientais e ao cuidado com os animais. Ainda de acordo com projeções do estudo da Sainsburys, um quarto da população britânica será vegetariana e metade ‘flexitariana’, em 2025.

No Brasil, 14% da população se declara vegetariana, segundo pesquisa divulgada pelo Ibope Inteligência, em abril de 2018. Em grandes capitais como São Paulo, Recife, Curitiba e Rio de Janeiro, esse percentual sobe para 16% — o que representa um crescimento de 75% da população vegetariana nessas regiões, nos últimos seis anos. Em linha com essa tendência, empresários do setor estimam que o mercado vegano tenha crescido a uma taxa anual de 40%, nos últimos anos, em média. Embora não existam dados específicos sobre o número de veganos, a mesma pesquisa mostrou que 55% dos brasileiros consumiriam mais produtos veganos se existissem indicações sobre os produtos. Em outras palavras: a falta de comunicação adequada nos pontos de venda ou o desinteresse de parte do empresariado pode estar limitando uma demanda gigantesca.

No Brasil, a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) trabalha constantemente para promover uma alimentação mais saudável e livre da exploração dos animais. Coordenado pela associação, o Programa Segunda Sem Carne (SSC) brasileiro é atualmente o maior do mundo na promoção do veganismo, distribuindo mais de 80 milhões de refeições à base de vegetais em 2019, crescimento de 20% em relação ao ano anterior.

SOBRE A SOCIEDADE VEGETARIANA BRASILEIRA

Fundada em 2003, a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) é uma organização sem fins lucrativos que promove a alimentação vegetariana como uma escolha ética, saudável, sustentável e socialmente justa. Por meio de campanhas, programas, convênios, eventos, pesquisa e ativismo, a SVB realiza conscientização sobre os benefícios do vegetarianismo e trabalha para aumentar o acesso da população a produtos e serviços vegetarianos. Para mais informações, acesse www.svb.org.br ou os nossos perfis no Instagram, Facebook e Youtube.

Posts relacionados