Notícias

22/09/2022

SVB DIVULGA BALANÇO DAS AÇÕES DE 2019 E CELEBRA CRESCIMENTO DO VEGANISMO NO BRASIL

Compartilhe

 

O programa Opção Vegana (OPV) foi outro grande canal de promoção do veganismo, levando alimentação à base de vegetais para 1.424 estabelecimentos, em diversos locais do Brasil. O trabalho tem o objetivo de promover uma alimentação vegana de qualidade e acessível a toda população. Criado há pouco mais de dois anos, oferece consultoria gratuita para desenvolvimento de receitas com alimentos de origem 100% vegetal e foi desenvolvido em parceria com a Humane Society International (HSI). 

 

Nutrição vegetariana

“O Curso de Capacitação em Nutrição vegetariana, que teve início há pouco mais de dois anos, já capacitou mais de três mil profissionais das áreas da saúde. Foram nove edições, no total, nas cidades de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Brasília (DF), Salvador (BA) e Campinas (SP)”, relembra Alessandra Luglio, chefe do departamento de nutrição da SVB. 

A programação faz abordagens técnicas sobre temas como o vegetarianismo nos dias atuais, conceitos de nutrição, terminologias (vegano, vegetariano, flexitariano etc.), razões éticas e ambientais para o veganismo, mitos e verdades, macronutrientes e proteínas, alimentação do bebê entre outros. 

Além da própria Alessandra, o público tem a oportunidade de esclarecer dúvidas com os maiores especialistas em nutrição vegetariana do Brasil. Nomes como a Dra. Paula Gandin, o Dr. Eric Slywitch (Médico Nutrólogo) e a Dra. Bianca Melo (Médica), abordam conceitos, questões médicas e nutricionais relacionadas à alimentação e ao público vegetariano.

 

Vegfest em alta

O Vegfest Brasília, por sua vez, mostrou que o público está cada vez mais engajado com a causa vegana e a dos animais. O evento reuniu mais de cinco mil participantes, em Brasília, e teve como objetivo quebrar mitos e paradigmas que não representam o movimento. Organizado pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), o encontro contou com cerca de 900 conferencistas nacionais e internacionais, além da presença de 90 expositores de diversos setores e áreas de atuação. 

“Talvez um dos principais mitos do veganismo seja a questão do custo: ser vegano custa caro. Conseguimos mostrar que a base da alimentação vegana é formada por alimentos naturais que, combinados com temperos e criatividade, são mais saborosos e acessíveis que qualquer tipo de carne”, explica Ricardo Laurino, presidente da SVB.

 

Nutrição para crianças

Outra grande vitória foi a nova edição do Guia Alimentar, do Ministério da Saúde, cujo conteúdo elaborado pelo Governo Federal reconheceu a alimentação de crianças vegetarianas. A edição 2019 do Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de Dois Anos passou a abordar, pela primeira vez, informações detalhadas aos pais que decidem optar por uma alimentação vegetariana ou vegana para seus filhos.

O material foi elaborado com contribuições científicas feitas pela Sociedade Vegetariana Brasileira, por meio da então responsável da área de Nutrição Materno-Infantil da SVB, a nutricionista Aline Vieira. Além da classificação de cada regime alimentar (vegetariano, ovovegetariano, ovolactovegetariano, lactovegetariano, vegetariano estrito e vegano), o conteúdo reforça a importância da amamentação e da escolha por alimentos naturais como legumes, verduras, feijões e frutas para o desenvolvimento das crianças.

 

Defesa dos animais

A SVB ainda foi reconhecida, pelo segundo ano consecutivo, como uma das nove instituições sem fins lucrativos mais eficazes do mundo na defesa da causa animal. A avaliação foi feita pela Organização Internacional Animal Charity Evaluators (ACE), referência mundial no setor, e considerou o trabalho de 166 organizações que atuam no mundo. 

As avaliações são divididas entre ‘Recommended Charities’, por causa da boa gestão e bom uso dos seus recursos para ajudar os animais, Top Charities (geralmente organizações com funcionários e recursos) e Standout Charities (organizações que se destacaram e também foram consideradas de excelência), sendo esta última a categoria onde a SVB foi reconhecida.

“Repito o que já disse em 2018, quando fomos indicados pela primeira vez: o reconhecimento apenas reforça aquilo que todos nós sentimos e que nos une nessa jornada em prol do vegetarianismo por meio da nossa instituição. Estamos realizando, em todo o país, um trabalho eficaz e de alto impacto. “Seguiremos fortes, pois ainda temos muito trabalho pela frente!”, completa.

 

{source}<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/vYGgHSHQglg” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen></iframe>{/source}

 

Contribua com a SVB

A sua contribuição é muito importante para a SVB, ajudando a capacitar 1.239 cozinheiras (os) e 52 nutricionistas, por meio da SSC. Também por meio da SSC, cerca de seis toneladas de carne deixaram de ser consumidas, durante o ano. Como resultado, o meio ambiente foi poupado em um bilhão de litros de água, 981 mil metros quadrados de área agrícola, 331 mil toneladas de grãos (que poderiam alimentar quase cinco milhões de pessoas), além de 400 mil toneladas de gases que contribuem para o efeito estufa, que deixaram de ser emitidos na atmosfera. 

“Ainda temos muito a realizar e queremos convidar você a voltar a fazer parte dessa família que, dia após dia, segue buscando fazer do nosso planeta um lugar mais compassivo e amoroso. Todos os passos contam e todas as mãos unidas nos fazem mais fortes”, conclui Mônica Buava, gerente de campanha da SVB.

 

SOBRE A SOCIEDADE VEGETARIANA BRASILEIRA

 

Fundada em 2003, a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) é uma organização sem fins lucrativos que promove a alimentação vegetariana como uma escolha ética, saudável, sustentável e socialmente justa. Por meio de campanhas, programas, convênios, eventos, pesquisa e ativismo, a SVB realiza conscientização sobre os benefícios do vegetarianismo e trabalha para aumentar o acesso da população a produtos e serviços vegetarianos. Para mais informações, acesse www.svb.org.br ou os nossos perfis no Instagram, Facebook e Youtube.

Posts relacionados