Donate do SVB

A panqueca é uma das receitas mais conhecidas mundialmente como alternativa para lanches rápidos ou mesmo para compor o cardápio do almoço ou do jantar. Fácil de fazer, fica ainda mais saudável com a massa composta de talos e ingredientes orgânicos. "O destaque também está no molho. Rico em vitamina C e potássio, o tomate orgânico é uma boa fonte de fitoquímicos, dentre eles o licopeno, um antioxidante que se torna mais abundante quando o alimento é cozido", explica a terapeuta natural Juliana Paula de Sousa, especialista em plantas medicinais. Ela explica que estudos epidemiológicos demonstram que o licopeno reduz o risco de câncer de próstata e tem propriedades cardioprotetoras, anticancerígenas e anti-inflamatórias. Já o orégano, também utilizado no molho, contém em uma colher de sopa a mesma força antioxidante de uma maçã. Apresenta ainda capacidade antibacteriana, antifúngica e antiparasitária. "Além disso, dados de um estudo japonês mostraram que a antocianina presente na casca da berinjela protege de doenças cardíacas, reduzindo o mau colesterol e a taxa de triglicérides", diz a terapeuta.

Ingredientes da massa:
1 xícara de farinha de trigo integral
1 xícara de fécula de batata
1 e ½ xícara de água
1 xícara de talos ou folhas orgânicas (de cenoura, beterraba, couve etc)
½ xícara de óleo de girassol Sal a gosto Recheio:
1 xícara de cascas de berinjela orgânica
5 tomates orgânicos
1 dente de alho amassado
2 colheres de sopa de cebola ralada
1 colher de chá de páprica doce (opcional)
1 colher de chá de açúcar demerara orgânico ou melado de cana
1 colher de sopa de óleo de girassol
Azeite extra virgem a gosto
Sal a gosto
Orégano a gosto

Modo de preparo da massa:
Colocar os talos no liquidificador, acrescentar a água e bater até a mistura ficar homogênea. Acrescentar os demais ingredientes, bater bem e reservar. Modo de preparo do recheio: Picar os tomates e liquidificar até que fiquem líquidos (não é necessário acrescentar água). Deixar em uma panela apurando até ficar com cor e consistência de molho de tomate. Colocar o óleo numa outra panela, acrescentar a cebola e o alho e deixar dourar. Juntar as cascas de berinjela e refogar até ficarem macias. Misturar o molho de tomate, a páprica (opcional), o açúcar demerara ou melado e o sal. Deixar ferver. Desligar e acrescentar o azeite e o orégano a gosto. Montagem da panqueca: Colocar a massa na frigideira, espalhar bem e deixar fritar dos dois lados. Rechear as panquecas e sirvir quente.

Juliana Paula de Sousa é pedagoga formada pela USP (Universidade de São Paulo) e terapeuta com especialização em terapias vibracionais pela Unifran (Universidade de Franca) e plantas medicinais pela Ufla (Universidade Federal de Lavras). Realiza cursos e palestras sobre Nutrição Perene, metódo da medicina integrativa que utiliza a alimentação como instrumento de desintoxicação do corpo. e-mail: [email protected] Telefone: 0/xx/11/99679-0999/98398-6520 Acesse o site www.santuariohp.com Fonte: Empreendedor Social

Receba as novidades!

Receitas

Midia

Youtube SVB

Scroll to top