9 e 10 de outubro de 2018

são paulo - sp - brasil

O CONGRESSO CIENTÍFICO SOBRE

NUTRIÇÃO PLANT-BASED

 

PATROCÍNIO

Nos dois dias que precedem o maior evento vegetariano da América Latina VEGFEST BRASIL 2018, a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) sedia também o Plant-Based Conference Brasil (voltado para profissionais de saúde), com mentoria de Alessandra Luglio e Paula Gandin e participação do Dr. Eric Slywitch e outros profissionais que são referência nesse tema. O evento de 20 horas será realizado no Novotel Center Norte (Av. Zaki Narchi, 500 – São Paulo) e será encerrado com o jantar de abertura do Vegfest Brasil 2018.

APRENDA COM OS GRANDES NOMES DA NUTRIÇÃO

brenda davis

NUTRICIONISTA (CANADÁ)
Brenda Davis é uma nutricionista líder na sua área e aclamada palestrante em conferências de saúde, medicina e nutrição de todo o mundo. Tem experiência profissional como pesquisadora de nutrição, nutricionista de saúde pública, especialista em nutrição clínica, consultora nutricional e orientadora de pesquisa acadêmica na área. Por muitos anos, Brenda foi a nutricionista-chefe do Diabetes Wellness Research Project realizando intervenções comunitárias em Majuro, nas Ilhas Marshall.
 
Ela é coautora de nove clássicos de nutrição vegetariana e vegana com um total de mais de 750 mil cópias impressas em 12 línguas. Dois de seus trabalhos foram premiados com o “REAL Best of 2014 Book Award” e com o “Canada Book Award”. Atualmente, Brenda está trabalhando em um livro sobre diabetes, que deve ser publicado em 2018. 
 
Brenda foi também chefe do Grupo de Prática de Nutrição Vegetariana da American Dietetic Association. Em 2007, foi escolhida para o prêmio “Vegetarian Hall of Fame”, da North American Vegetarian Society. 

ALESSANDRA LUGLIO nutricionista

Nutricionista graduada pela Universidade de São Paulo em 1996; Mais de 18 anos de atuação na área clínica esportiva amadora e profissional, emagrecimento, saúde e estilo de vida saudável; Diretora fundadora do Departamento de Nutrição e Sustentabilidade da ABRASFEV – Associação Brasileira de Saúde Funcional e Estilo de Vida; Embaixadora no Brasil da fundação BCFN – Barilla Center for Food & Nutrition; Proprietária da empresa Alê Luglio Nutrição que presta consultoria técnica em nutrição, conteúdo e desenvolvimento de produtos na área de alimentos e suplementos alimentares; Experiência em gastronomia natural de alta densidade nutritiva atuando em consultoria para prestadores de serviços na área de alimentação.

ERIC SLYWITCH
médico

Médico formado pela Faculdade de Medicina de Jundiaí (CRM/SP 105.231); Mestre em Nutrição (UNIFESP – EPM) com o tema Avaliação Metabólica e Nutricional de indivíduos Vegetarianos e Onívoros; Doutorando em Nutrição (UNIFESP – EPM) com o tema Avaliação do Estado Nutricional de Ferro associado à Inflamação e Resistência à Insulina em Indivíduos Vegetarianos e Onívoros; Especialista em Nutrologia (ABRAN); Especialista em Nutrição Enteral e Parenteral (SBNPE); Pós Graduado em Endocrinologia (ISMD); Pós Graduado em Nutrição Clínica (GANEP); Pós Graduado em Prática Ortomolecular (FAPES); Tem curso de aperfeiçoamento em Teoria Psicanalítica com Foco em Conflito e Sintoma (SEDES); Docente do Curso de Pós Graduação do GANEP, Autor dos Livros: “Alimentação sem carne – guia prático”, ” Virei Vegetariano. E agora?”, “Emagreça sem dúvida”; Diretor e docente do Curso de Avaliação Metabólica e Nutricional com Ênfase em Interpretação de Exames Laboratoriais; Foi Diretor do Departamento de Medicina e Nutrição da Sociedade Vegetariana Brasileira de 2004 a 2016; Conselheiro da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB).

ALINE VIEIRA
nutricionista

Nutricionista, formada há 12 anos pela UNIMEP (Universidade Metodista de Piracicaba); Atuação na área clínica principalmente no atendimento de pacientes vegetarianos e veganos; Coordenadora do Departamento de Nutrição Materno Infantil da SVB; Pós-graduada em Nutrição Materno Infantil; Consultora em amamentação.

ASTRID PFEIFFER
nutricionista

Nutricionista formada pela Faculdade Integrada “Espírita” (Curitiba); Pós-Graduada em Nutrição Clínica Funcional pela VP Consultoria Nutricional; Pós-Graduada em Nutrição Esportiva Funcional pela VP Consultoria Nutricional; Autora dos livros: “Detox dia a dia” – Eleito melhor livro de dietas do Brasil e o segundo melhor do Mundo pelo Gourmand World Cookbook Awards em 2017 (China) e “A cozinha vegetariana de Astrid Pfeiffer” – Eleito o melhor livro de culinária vegetariana do Brasil e o segundo melhor do Mundo pelo Gourmand World Cookbook Awards em 2012 (Paris); Terapeuta Ayurveda formada pela Escola Yoga Brahma Vidya; Especializada em Nutrição Ayurvedica pela International Academy of Ayurved (Índia); Aperfeiçoamento profissional em dietas vegetarianas; Palestrante de Congressos de Nutrição e Docente de cursos de extensão e pós-graduação em Gastronomia e Nutrição Esportiva.

PAULA GANDIN nutricionista

Nutricionista graduada pelo Centro Universitário São Camilo
Pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional pela VP Consultoria Nutricional
Pós-graduada em Nutrição Esportiva Funcional pela VP Consultoria Nutricional
Pós-graduanda em Psicossomática pela Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo
Vice-Presidente do Instituto Brasileiro de Nutrição Funcional (IBNF)
Conselheira da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB)
Docente do curso de Pós-graduação em Nutrição Clínica Funcional (VP)

LUCAS CASERI
médico

Médico, especialista em Medicina do Exercício e do Esporte, e em Medicina Física e Reabilitação (UNIFESP); Doutorando do programa Saúde Baseada em Evidências – UNIFESP.

CYNTHIA SCHUCK
bióloga

Doutora pela Universidade de Oxford, Mestre pela Universidade de São Paulo, foi co-fundadora e diretora científica da Origem Scientifica de 2005 a 2017, com projetos de consultoria desenvolvidos na área de saúde pública e global para diversas instituições, como o National Institutes of Health (EUA), a Organização Mundial da Saúde (OMS), Bill & Melinda Gates Foundation, entre outras. É autora de mais de 50 artigos científicos em revistas internacionais e de vários capítulos de livros. Diretora científica da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), Conselheira da International Vegetarian Union (IVU) e representa a SVB no Programa de Sistemas Alimentares Sustentáveis das Nações Unidas (FAO).

KARLA SANTONE médica

Médica pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos (FCMS); Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pelo Centro de Referência da Saúde da Mulher (C.R.S.M.) – Hospital Pérola Byington; Estágio em Mastologia pelo C.R.S.M. – Hospital Pérola Byington; Especialista em Mastologia pela Sociedade Brasileira de Mastologia; Pós-graduada em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN); Vem ampliando sua formação através de muitos estudos e novos conceitos sobre alimentação e saúde, bem como os efeitos do vegetarianismo na saúde da mulher; Seu trabalho foca em uma visão integrativa da saúde, com especial ênfase na prevenção de doenças ligadas a fatores de risco modificáveis como alimentação, sedentarismo, obesidade, tabagismo, ingestão de álcool, stress, estilo de vida, entre outros.

VÂNIA ASSALY
médica

Médica graduada pela UNESP; Especializada em Endocrinologia e Metabologia pela FMUSP; Título especialista em Nutrologia pela AMB; Pós-graduação em andamento em Medicina Integrativa pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein; Filiada ao ISPNE International Society of Psychoneuroendocrinology; Filiada à Sociedade Brasileira de Nutriogenômica; Filiada ao BBS Behavior and Brain Science; Fundadora da Sociedade brasileira de estudos sobre o envelhecimento; Presidente e fundadora da ABRASFEV  – Associação brasileira de saúde funcional e do estilo de vida; Membro fundadora da LALMA – Latino American Lifestyle Medicine Association; Diretora científica da LALMA – Latino American Lifestyle Medicine Association; Embaixadora da ELMO – European Lifestyle Medicine Organization; Diretora e fundadora do Instituto de Prevenção Personalizada – São Paulo; Ministra diversas palestras no Brasil e exterior na área de medicinado estilo de vida, integrativa e funcional personalizada.

THAISA NAVOLAR nutricionista

Nutricionista e Coach pós graduada em Nutrição Clínica Funcional e em Fitoterapia Funcional; Especialização e mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade de Santa Catarina; Ministra Cursos online e presenciais com tema vegcoaching e de culinária; Formação complementar em gastronomia vegana no Natural Gourmet Institute em Nova Iorque;   Formação complementar em alimentação viva pelo Projeto Terrapia-ENSP Fiocruz/RJ e Biochip – PUC/RJ;   Nutricionista clínica em Florianópolis; Autora do e-book: “Leites Vegetais” (Ed. Instituto Ana Paula Pujol) e colaboradora dos livros “Festa Vegetariana” e “Leites e queijos vegetais” da SVB.

ANA CEREGATTI nutricionista

Nutricionista formada pela Universidade São Camilo; Pós-graduação em Nutrição Clínica,  Nutrição Materno-Infantil; Especialização em atendimento de vegetarianos, veganos e pessoas em transição para esse tipo de alimentação; É docente do primeiro curso de pós-graduação em Nutrição Vegetariana, pela Faculdade Santa Helena, em Recife; Colunista da Revista dos Vegetarianos; Atualmente, atende em consultório nas cidades de Campinas e de São Paulo; Formação em yoga, meditação e Ayurveda.

RICARDO LAURINO presidente da SVB

Empresário e Consultor Empresarial, Presidente da Sociedade Vegetariana Brasileira, autor da Obra de Ficção “O Último Teste”. Apresentador do canal do Youtube Momento Veg. Homenageado como “Ativista Vegetariano de 2010” pela SVB. Um dos 26 signatários da Declaração “Sobre a Consciência Animal” de Curitiba, idealizada pelo neurocientista Philip Low e formalizada em Curitiba/2014.

DANIEL GANIMI
médico

Médico pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Residência Médica em Clínica Médica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Residência Médica em Cardiologia pelo Instituto Nacional de Cardiologia (INC); Especialização em Medicina do Exercício e do Esporte pela Clínica de Medicina do Exercício (CLINIMEX); Pós-graduação em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN); Título de Especialista em Clínica Médica pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM), Associação Médica Brasileira (AMB) e Conselho Federal de Medicina (CFM); Título de Especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), Associação Médica Brasileira (AMB) e Conselho Federal de Medicina (CFM); Mestrado em Cardiologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Preceptor do Programa de Residência Médica em Cardiologia do Hospital Unimed-Rio; Médico Rotina da UTI Cardiológica do Hospital Unimed-Rio; Médico Administrador do Espaço Médico Mundo Novo; Membro do Programa Internacional “The Plantrician Project”, na qualidade de Plant-based Doctor; Membro da Sociedade Vegetariana Brasileira e dos Médicos Vegetarianos. Seu interesse especial pelo vegetarianismo reside na adoção de um padrão alimentar Whole Foods Plant Based na prevenção e tratamento de diversas Doenças Crônicas Não-transmissíveis (DCNT), com enfoque nas doenças cardiovasculares.

ANA CAROLINA FRANCO
nutricionista

Nutricionista (PUC-CAMPINAS), Mestre em Enfermagem (UNICAMP), Doutora em Nutrição em Saúde Pública (USP).

JAVIER VILANOVA
nutricionista

Naturopatia Aplicada NCI USA 1985; Sanitarista OMS-Organização Mundial de Saúde Oficina Panamericana de Saúde, Assuncion/PY 1990; Ciências afins pela FUNMEDA Tolima/CO 1994; Participação em dezenas de eventos técnicos e acadêmicos na França, Alemanha, Canadá, Israel, Holanda, Suíça, Áustria e os Estados Unidos, incluindo instituições como Linus Pauling Center, Oregon State University USA, Instituto Weismann de Ciências em Rehovoth Israel e North American Reserarch Confference, Alberta Canadá; Membro Fundador da empresa ECOFORMA Alimentos Orgânicos do Paraná Ltda 2001; Membro fundador da empresa NATURAMA Produtos Orgânicos de Aloe Vera Ltda. 2003; Vice-presidente da Cumbre Mundial de Saúde, México 2006; Pesquisador no Brasil do Programa IAEWP-ONU até 2007; Coordenador do Programa EO na Expo Orgânicos 2008; Consultor da Jasmine Alimentos Saudáveis desde 2008; Pesquisador Sênior da mesma empresa desde 2012 além de Encarregado da Comunicação Acadêmica até 03\2016; Professor do curso de Naturologia aplicada no Instituto Brasileiro de Iridologia, Curitiba/PR e do Centro Universitário Filadelfia-UNIFIL Londrina/PR (2017); CEO do projeto Harome de Oxidologia Botânica (2017); Coordenador do Programa de Sustentabilidade do PLANETA VIDA (2018).

PROGRAMAÇÃO

DIA 1 (9/out/2018)

8:30 – 9:00 — ABERTURA
Conceito WFPB – Tendências / Visão de mundo /A Sociedade Vegetariana Brasileira – Ricardo Laurino, Paula Gandin, Alessandra Luglio

9:00 – 9:40
Comer animais no século XXI – Factory Farms e suas implicações éticas e na saúde humana – Cynthia Schuck

9:40 – 10:20
Impactos ambientais do modelo alimentar atual – Alessandra Luglio

10:20 – 10:50 – Coffee break

10:50 – 11:30
Vida Sintrópica – A relação homem x natureza  – Daniel Ganimi

11:30 – 12:10
Apresentação de estudo: A microbiota do vegetariano – Ana Carolina Franco de Moraes

12:10 – 13:30 – Almoço

13:30 – 14:30
A alimentação ideal para redução de risco de doenças – Brenda Davis

14:30 – 16:00 — MICRONUTRIENTES NA ALIMENTAÇÃO PLANT BASED

     14:30 – 15:30 Ferro e Cálcio – Paula Gandin
     15:30 – 16:00 Vitamina B12  – Astrid Pfeiffer

16:00 – 16:30 – Coffee break

16:30 – 17:20
WFPBD na gestação e primeira infância – Aline Vieira

17:20 – 18:20
Existe necessidade nutricional de consumo de leite, carne e peixe? – Brenda Davis

18:20 – 19:20
Mesa redonda: Aspectos nutricionais WFPBD (Perguntas e Respostas) – Paula Gandin, Astrid Pfeiffer, Brenda Davis, Aline Vieira, Ana Ceregatti

DIA 2 (10/out/2018) 

8:20 – 9:00
Genética não é destino – Vania Assaly

9:00- 9:30
WFPBD x Diabetes – Eric Slywitch

9:30 – 10:00
WFPBD x Doenças cardiovasculares – Daniel Ganimi

10:00 – 10:30 – Coffee Break

10:30 – 11:00
WFPBD X Obesidade – Paula Gandin

11:00 – 11:30
WPFBD x Câncer – Karla Santone

11:30 – 12:00
WFPBD x Doenças autoimunes – Javier Vilanova

12:00 – 13:30 – Almoço

13:30 – 14:30
Mesa Redonda: Estilo de Vida X Prevenção e Reversão de DCNT (Perguntas e respostas) –  Vania Assaly, Eric Slywitch, Daniel Ganimi, Paula Gandin, Karla Santone, Javier Vilanova

14:30 – 15:10
Soja: Mitos X Evidências Científicas – Alessandra Luglio, Lucas Caseri

15:10 – 15:50
WFPBD na Culinária, Biodisponibilidade e Fatores Antinutricionais – Ana Ceregatti

15:50 – 16:30
WFPBD em Saúde Coletiva – Thaisa Navolar

16:30 – 17:00 – Coffee Break

17:00 – 17:40
Proteinomania x Carbofobia – Eric Slywitch

17:40 – 18:20
WFPBD no Esporte: Uma Visão Médica – Lucas Caseri

18:20 – 19:00
Mesa Redonda: Proteína e Esporte (Perguntas e respostas) – Lucas Caseri, Eric Slywich, Alessandra Luglio + Depoimentos de atletas

19:00 – 19:20 – Encerramento

Quer se inscrever no PLANT-BASED CONFERENCE e no VEGFEST BRASIL 2018 ao mesmo tempo?

A inscrição no Plant-Based Conference Brasil é EXCLUSIVA para profissionais (e estudantes) de saúde.

Inscrição Padrão

de R$380,00 por
R$ 280,00 (1º lote)
  • 9-10/out
  • Acesso a conferência

Inscrição Estudante

e 3ª Idade
R$ 190,00 Apresentação de doc. obrigatória
  • 9-10/out
  • Acesso a conferência

Inscrição Filiado SVB

de R$380,00 por
R$ 190,00 (1º lote)
  • 9-10/out
  • Acesso a conferência

Inscrição + Filiação SVB

de R$500,00 por
R$ 340,00 (1º lote)
  • 9-10/out
  • Acesso + Filiação SVB

PORQUE SE FILIAR À SVB?

Filiando-se à SVB, você recebe a sua carteira de filiação (com os seus dados pessoais) e um kit que inclui diversas publicações e materiais úteis para quem é (ou pretende ser) vegetariano ou vegano. A renovação da sua filiação anual é automática, exceto se tiver pago em boleto. Sua carteirinha dá direito a descontos em TODOS os eventos promovidos pela SVB, além de benefícios em mais de 500 estabelecimentos pelo Brasil. Mas, mais importante do que isso, a SVB depende de filiações e doações de pessoas como você para viabilizar a sua atuação eficaz no fortalecimento e expansão do vegetarianismo no Brasil.

Entenda melhor o trabalho da SVB: www.svb.org.br

localização

O Novotel São Paulo Center Norte é um hotel moderno e confortável, a apenas 1 km do Expo Center Norte e a 2,5 km do Anhembi. Ideal para viagens de lazer ou a negócios, facilita o acesso às principais feiras e eventos da Zona Norte.

Hospede-se em quartos amplos, com ar-condicionado, Wi-Fi e conte com a locação de salas de eventos se precisar. Para relaxar, o hotel oferece piscina aquecida, academia e spa. Tudo isso a 950 metros do Terminal Rodoviário Tietê e a 16,7 km do Aeroporto de Congonhas.

 

PATROCÍNIO

Dúvidas? Perguntas?

Entre em contato conosco!
Envie um e-mail plantbased@svb.org.br

 

O PLANT-BASED CONFERENCE BRASIL
é uma realização da