Com a chegada do Projeto Escola Inovadora no início de 2018, Jundiaí tem se destacado entre os Municípios pela modernização da ambiência e da infraestrutura das escolas, a valorização dos educadores e o investimento em projetos com foco na aprendizagem dos alunos, além do fornecimento frequente de alimentação orgânica e de qualidade para mais de 55 mil crianças e adolescentes de mais de 100 escolas da rede municipal de ensino (Infantil e Fundamental), e de outras 38 escolas da rede estadual.
Segundo a diretora do Departamento de Alimentação e Nutrição da Unidade de Gestão de Educação (UGE), Maria Ângela Delgado “A inserção de hortaliças folhosas, berinjelas, beterrabas e cenouras nas refeições não muda somente os hábitos alimentares dos alunos, mas contribui na educação nutricional e alimentar. A experimentação e o estudo de alimentos na escola influenciam, inclusive, na mudança dos hábitos familiares”. [AMC1]
Em Maio de 2019 foi lançado o Projeto Inova na Horta, tendo como foco trazer para a Alimentação das crianças as PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais) que são por sua maioria conhecida por nossos avós e são carregadas de proteínas e vitaminas.
Seguindo com as novidades conscientes e sustentáveis, temos agora a Inova Sabores, que tem como objetivo a substituição do consumo de produtos de origem animal pela introdução de novos alimentos ricos em proteínas, fibras e vitaminas para tornar a refeição dos alunos ainda mais variada e rica em nutrientes.
O Inova Sabores se baseou na campanha mundial Segunda Sem Carne que já ocorre em mais de 40 países e no Brasil já beneficia mais de 3 milhões de alunos. A equipe de Nutrição da Prefeitura de Jundiaí desenvolveu em parceria com a Sociedade Vegetariana Brasileira esse projeto, com receitas especiais e muito saborosas, que colabora ainda mais com a saúde dos alunos e a preservação do meio ambiente e dos animais.