donate-home.png

foto veganic quadradaA Sociedade Vegetariana Brasileira celebrou o Dia Nacional do Voluntariado com uma proposta inusitada, o super vegnic, um pic-nic vegano que envolveu centenas de pessoas simultaneamente em várias cidades pelo Brasil no dia 28 de agosto.

Foi um momento de união, celebração e descontração dos voluntários locais. O evento foi plural, por isso foi aberto para todas as pessoas, com a proposta e que as pessoas pudessem conhecer parte da Família SVB e perceber o quanto é delicioso ser vegano, ativista e salvar os animais.

Leia mais...

IMG 2842Compartilhamento de informações, em seminário e festival culinário, marcaram presença da entidade e de influenciadores parceiros

A Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) participou da retomada das feiras Bio Brazil Fair e Natural Tech, em junho de 2022, com um combo muito especial: estande para apresentação de iniciativas na defesa dos animais e disseminação de informações sobre veganismo, um festival gastronômico com receitas deliciosas e 100% vegetais, e ainda palestras no Seminário Vegetarianismo em Foco.

“É sempre uma forma de oxigenar a nossa vontade de estar perto de expositores e empreendedores. E também de mostrar o nosso trabalho para o público”, disse o presidente da SVB, Ricardo Laurino.

Leia mais...

Design sem nome 25Campanha Nem Peixe 2022

Em abril de 2022, realizamos a segunda edição da Nem Peixe

A campanha Nem Peixe tem como objetivo alertar sobre os impactos da indústria pesqueira no meio ambiente e na vida marinha. Apresenta, ainda, possibilidades de deliciosas refeições à base de plantas — boas alternativas sobretudo no período de quaresma no calendário cristão, quando tradicionalmente ocorre a substituição da carne vermelha.

 

Leia mais...

WhatsApp Image 2022 09 15 at 12.13.01Novo sanduíche ganha releitura e já está disponível na opção vegana com ingredientes exclusivos

A Subway®, maior rede de restaurantes do Brasil e do mundo, acaba de lançar um sanduíche para atender quem deseja uma opção vegana do Teriyaki, um dos produtos mais vendidos pela marca no Brasil. O lançamento faz parte da campanha para incentivar os consumidores a experimentarem novos sabores e a desafiarem o estereótipo da comida sem ingredientes de origem animal, mostrando que ela pode ser tão ou até mais gostosa do que muitos pensam.   

Leia mais...

04 NISNutri Ingredients Summit (NIS) aconteceu em São Paulo e teve estande com apresentação do Selo Vegano e Opção Vegana

A Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) levou à 2ª edição do Nutri Ingredients Summit (NIS), realizado no Transamérica Expo Center, em São Paulo, duas iniciativas de sucesso da organização: o Programa Opção Vegana e a certificação de produtos com o Selo Vegano.  

Com fornecedores globais de insumos, executivos e empreendedores da indústria, o evento realizado em 24 e 25 de maio teve como tema “O papel do ingrediente para uma alimentação mais saudável, segura e acessível”. 

Leia mais...

SVB dia mundial sem carne 2022 2Dia Mundial Sem Carne: lives da SVB ensinam receitas acessíveis e deliciosas

Chefs prepararam pratos sem ingredientes de origem animal e deram dicas sobre a alimentação à base de vegetais pelo Instagram, no domingo (20)

Democráticas, para todos os gostos e habilidades na cozinha, as receitas sem carne ganharam destaque no perfil no Instagram da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) no domingo, 20/3. Uma sequência de lives com chefs ensinando pratos variados foi realizada para comemorar o Dia Mundial Sem Carne e comprovar que comidas sem ingredientes de origem animal podem ser acessíveis e deliciosas.

Para a SVB, é de extrema importância reforçar à população que é possível ter uma alimentação sem carne e que ela pode ser fácil e prática. Montar um prato sem ingredientes de origem animal é, além de tudo, saudável e sustentável.

Durante as lives, conteúdos sobre nutrição foram disponibilizados para ajudar as pessoas que querem fazer a transição para o veganismo. No guia Descubra Novos Sabores, por exemplo, há um passo a passo para reduzir o consumo de alimentos de origem animal até retirá-la completamente das refeições, com novas opções, muito mais saudáveis.

 

Leia mais...

SVB noticias2022 harleem copiarPresidente da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) defende que é urgente repensar o consumo de produtos de origem animal para o bem do meio ambiente, da saúde das pessoas e da vida dos animais 

A decisão de proibir a maioria dos anúncios de carne em espaços públicos na cidade de Haarlem (Holanda), a partir de 2024, levanta um debate sobre o impacto climático desta proteína animal. No município de 160 mil habitantes este foi o motivo da proposta elaborada pelo GroenLinks, um partido político verde. 

Leia mais...

RESPOSTASVBO Departamento de Medicina e Nutrição da Sociedade Vegetariana Brasileira vem à público responder à recente entrevista de uma nutricionista a respeito da alimentação vegana. Abaixo alguns trechos e as respectivas respostas:

- Déficit de proteínas = “absorção da proteína vegetal não é a mesma que a proteína animal”
Resposta:
A absorção das proteínas varia de acordo com a fonte alimentar e o preparo. A digestibilidade da proteína vegetal pode ser tão alta quanto a animal para alguns alimentos, vale lembrar que a forma de avaliação da qualidade da proteína é equivocada pois é baseada em estudo individual dos aminoácidos de cada alimento de maneira separada. Na alimentação humana, não é isso que ocorre pois temos uma alimentação mista, ou seja, consumimos mais de um alimento ao longo do dia e a soma dos aminoácidos de cada alimento consumido garante todas nossas necessidades. Vale lembrar que no reino vegetal encontramos todos os aminoácidos essenciais para nosso corpo. Por fim, do ponto de vista nutricional, o importante é atingir a ingestão recomendada de todos os aminoácidos que precisamos. Não há estudos que mostram deficiência de proteínas em populações vegetarianas ocidentais.

Leia mais...

SVB destaque carta compromisso news

SVB envia carta a pré-candidatos à presidência do Brasil

Documento convida políticos a considerarem os benefícios que a alimentação à base de vegetais proporciona para as pessoas e ao desenvolvimento sustentável do país.

A Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) enviou, nesta terça-feira (8), uma carta aos pré-candidatos à presidência da República. Assinada por Ricardo Laurino, presidente da instituição sem fins lucrativos com 20 anos de atuação no país, o documento convida os interessados em disputar ao cargo mais alto da política brasileira a olharem mais atentamente para a importância e os impactos positivos de uma alimentação à base de vegetais.

No texto, a SVB, que promove e estimula uma alimentação baseada em vegetais como uma escolha ética, saudável e sustentável, faz um alerta sobre o cenário atual e pede por políticas públicas de incentivo a novos hábitos alimentares, com maior consumo de frutas, verduras e legumes.

 

Leia mais...

Milk Orphans short film - Directed by Larissa MalufInitially released in Portuguese in February this year, Milk Orphans - now available in English - recounts the difficult reality seen at Fazenda Água Sumida, in Brotas, São Paulo, where hundreds of buffaloes were found malnourished and abandoned in November 2021. Images of the catastrophic disaster serve as a wake up call to show the negative impact that the dairy industry has on the lives of buffaloes, cows and calves.

“This case touched many people all over the world and the short film was created with the purpose for the story not to be forgotten, bringing awareness about animal rights and the urgency to change our habits.” says Larissa Maluf, who volunteered in the case and directed the short film. 

Leia mais...

semana sem carne CONVITE FEEDProgramação, entre 20 e 26 de junho, inclui receitas, live e orientações para auxiliar quem deseja provar pratos sem ingredientes de origem animal

Com a disseminação dos impactos da pecuária no meio ambiente e a presença cada vez mais forte de opções veganas em restaurantes e nas prateleiras dos mercados, muitas pessoas flertam com a possibilidade de experimentar uma alimentação sem leites, ovos e carnes. Para dar o empurrãozinho que falta à mudança, a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) realiza, de 20 a 26 de junho, a Semana Sem Carne.

A ação é um convite para que os participantes deixem a carne e demais produtos de origem animal fora do prato por sete dias e, também, passem a entender ainda mais a necessidade de fazer essa mudança. Durante a #SemanaSemCarne, posts com dicas diárias nas redes sociais da SVB e conteúdos informativos sobre a segurança nutricional dos pratos 100% vegetais serão disponibilizados.

Leia mais...

03 SVB lancamento carrosselUnião Vegetariana Internacional e Sociedade Vegetariana Brasileira lançam o material gratuito para desmistificar conceitos da alimentação sem produtos de origem animal.

 

Desenvolvido pelo Departamento de Medicina e Nutrição da União Vegetariana Internacional (IVU) com a proposta de ser uma fonte de informações cientificamente embasadas que sirvam de referência para condutas médicas e nutricionais no mundo inteiro, o Guia de Nutrição Vegana para Adultos ganhou sua versão em português na terça-feira, 15 de fevereiro. A Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) é parceira da divulgação do material no Brasil, que tem autoria do médico Eric Slywitch.

 

"É o guia mais completo do mundo sobre vegetarianismo, totalmente gratuito, da mais alta qualidade e com uma inovação de ensino, pela presença de mais de 100 vídeos que podem ser acessados pelos QR Codes presentes em suas páginas. É praticamente uma pós-graduação gratuita sobre vegetarianismo para profissionais de saúde", comenta Eric, que é diretor dos Departamentos de Medicina e Nutrição da IVU e da SVB.

Leia mais...

cartacompromisso2022 feed 2Políticos engajados no tema podem assinar o documento, que incentiva a alimentação saudável e combate a crueldade animal; lista com as adesões ficará disponível ao público na internet.

O público preocupado com a causa animal e a preservação do meio ambiente poderá contar com um importante aliado nas eleições deste ano. A Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) vai colocar à disposição da população uma lista com os nomes e partidos dos candidatos aos cargos públicos que se comprometem a promover o vegetarianismo como uma alimentação ética, saudável e sustentável, além de combater a crueldade contra os animais.

Leia mais...

Captura de Tela 2022 06 06 às 17.47.25Em parceria com a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), Programa Novos Sabores oferece, toda quarta-feira, refeições escolares com pratos variados à base de vegetais

O prato da alimentação escolar de mais de 12 mil alunos das escolas e creches municipais da cidade litorânea de Ubatuba (SP) está recheado de novidades. A partir de 1º de junho, eles recebem, todas quartas-feiras, delícias 100% vegetais, como hambúrguer de feijão carioca, macarrão nutritivo, feijoada e, de sobremesa, bolo de banana.

Leia mais...

IMG 2384Objetivo é explicar o impacto negativo que a produção de alimentos de origem animal, como o queijo, tem na vida dos animais

A Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) reconta, no emocionante e explicativo curta-metragem Órfãos do Leite, a difícil realidade vista na Fazenda Água Sumida, no município de Brotas (SP), onde centenas de búfalas foram encontradas pela polícia agonizando de fome e sede, em novembro de 2021. As imagens dos animais abandonados pelo fazendeiro servem de fio para contar o impacto negativo que a produção de alimentos de origem animal, como leite e queijo, tem na vida das búfalas, vacas e bezerros.

Leia mais...

Captura de Tela 2022 08 15 às 16.05.32Ônibus adesivados pelo grupo SVB Porto Alegre com a mensagem da Sociedade Vegetariana Brasileira circularam pela capital gaúcha impactando mais de 160 mil pessoas diariamente. Ação também ocorreu em outras capitais brasileiras, como Belo Horizonte

A ação de divulgação da campanha "Se você ama um, porque come o outro? Experimente o veganismo”, da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), chegou à capital gaúcha durante o mês de julho e impactou, diariamente, mais de 160 mil pessoas. Estampada em 13 ônibus de linhas da cidade, a mensagem da campanha serviu de convite aos gaúchos para repensarem seus hábitos alimentares.

Leia mais...

Captura de Tela 2022 05 21 às 22.44.35Evento realizado em Belo Horizonte contou com vários voluntários da SVB da cidade de BH e região

A Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) concluiu a capacitação de mais de 12 porta-vozes, que já começaram a trabalhar na ampliação do Segunda Sem Carne (SSC). O evento foi realizado na sede da Associação dos Funcionários Fiscais de Minas Gerais - AFFEMG, das 09h às 17h, no último dia 30 de abril. A programação foi dividida em duas etapas: linha do tempo com um histórico da campanha, abordando vitórias e conquistas ao longo dos anos; estratégias e ferramentas para se aproximar dos tomadores de decisões.

Leia mais...

IMG 5455Kits com arroz e feijão foram distribuídos em ação da SVB na Paulista

Combinação clássica da refeição brasileira oferece muitos nutrientes e versatilidade.

Para exaltar os benefícios da leguminosa mais presente no prato do brasileiro e celebrar o Dia Mundial do Feijão, a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) distribui na quinta-feira, 10 de fevereiro, kits com arroz e feijão na Avenida Paulista.

Leia mais...

IMG 5522Outdoors, ônibus e até muro recebem ações da mobilização liderada pela SVB convidando a população a experimentar o veganismo

Cidades de diferentes regiões do país estão recebendo ações de divulgação da campanha "Se você ama um, porque come o outro? Experimente o veganismo”, da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), em outdoors, ônibus e até em um muro. A mobilização dos núcleos e grupos locais permitiu que a iniciativa chegasse em capitais longe dos grandes centros e cidades do interior.

Depois de passar pelo metrô e telas de elevadores comerciais e residenciais da capital paulista, pela rede do trem VLT no Rio de Janeiro, a ação chegou aos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais e Paraíba.

Leia mais...

IMG 20220213 183412 242 Louise TezzaCães e gatos ganharam acessório estilizado para divulgar reflexão de campanha

O amor transmitido por cães e gatos pode ser a explicação por trás de todo o cuidado e atenção que tutores dedicam a esses animais. Eles são como parte da família. Porém, se existe todo esse amor para os pets, por que ser diferente com vacas, porcos, galinhas e outros animais?

Essa é a pergunta da campanha “Se você ama um, porque come o outro?”, da SVB (Sociedade Vegetariana Brasileira). Lançada em 2013, este ano a campanha ganhou uma ajudinha de cães e gatos para espalhar a reflexão pelo Brasil.

Leia mais...

vegfest adiamento feedInformamos que a data do Vegfest 2022 foi alterada para 8 a 11 de dezembro de 2022. O local permanece sendo o Centro de Convenções Anhembi, em São Paulo.

Devido ao avanço da variante Ômicron, as autoridades da cidade de São Paulo transferiram o desfile das escolas de samba do Carnaval 2022 para a mesma data em que inicialmente estava agendado o Vegfest Brasil, entre os dias 21 e 24 de abril. Com isso, o acesso à região ficará prejudicado pelo fechamento de diversas ruas e vias de acesso, bem como pela lotação de hotéis, aumento de passagens aéreas e demais consequências que um evento deste porte provoca.

Leia mais...

Captura de Tela 2022 07 25 às 17.02.27Mostra Internacional de Cinema pelos Animais, promovida pela SVB em Curitiba, homenageou duas produções com destaque na avaliação dos espectadores e uma escolhida pela organização

O maior evento de cinema do Brasil em prol dos animais, organizado pelo grupo de Curitiba da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), foi um sucesso e teve grande presença de público na retomada após a pandemia. Ao todo 29 filmes, documentários e curtas-metragens foram exibidos na VIII Mostra Internacional de Cinema pelos Animais, na Cinemateca de Curitiba, no fim de semana de 2 e 3 de julho.

Leia mais...

Captura de Tela 2022 05 02 às 17.37.05Veículo envelopado representa os 16 milhões de porcos, bois e frangos que diariamente são carregados aos frigoríficos. Ação convida as pessoas a tirarem a carne do prato

Entre os meses de março e abril de 2022, um caminhão envelopado como se transportasse animais ao abate, com emissão de sons que retratam o sofrimento da viagem, circulou por algumas cidades do interior de São Paulo. Quem estava nas ruas de Itu, Salto, Praia Grande, Santos, São Vicente, Campinas, Itatiba, Itupeva, Jundiaí, Limeira e Americana se deparou com a cena impactante do caminhão passando. Todos os dias, essa cena é real e se repete para os milhões de animais que são levados até o frigorífico.

Leia mais...

1 2021Com o apoio de filiados e voluntários, foi possível impactar milhares de pessoas com campanhas e ações e incentivar uma alimentação vegetariana prazerosa e acessível

O ano de 2021 foi mais um com muitas incertezas e desafios. Ainda assim, a SVB (Sociedade Vegetariana Brasileira) não parou.

Campanhas, ações, programas e eventos online impactaram e conscientizaram milhares de pessoas sobre a questão animal, nossa saúde e os impactos que causamos ao planeta.

Leia mais...

WhatsApp Image 2022 07 11 at 10.57.25No sábado (9), a nutricionista Ale Luglio e a chef de cozinha Lii Salles estiveram no CEU Butantã levando muita informação sobre a relação entre veganismo e sustentabilidade

O evento que tomou conta da capital paulista entre 8 e 10 de julho, a Virada ODS - Vire a chave para o futuro, contou com a participação da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) em uma ação no Centro Educacional Unificado (CEU) Butantã. O espaço foi palco, na tarde de sábado, de apresentações sobre a relação entre a alimentação à base de vegetais e seus impactos positivos no meio ambiente. 

Leia mais...

Captura de Tela 2022 04 27 às 15.04.30A Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) participou pela segunda vez - com um estande e duas palestras – da ANUFOOD Brazil 2022, principal feira de negócios para o mercado de alimentos e bebidas da América do Sul, realizada de 12 a 14 de abril, em São Paulo.

O evento, com mais de 300 expositores, representando mais de 900 marcas, ofereceu um ambiente para compradores nacionais e internacionais se encontrarem para realizar negócios, além de ter contato com as inovações da indústria. 

Pela importância da feira, a SVB esteve também como apoiadora do evento. Com mais de 60 horas de conteúdo nos três auditórios, houve um espaço dedicado à alimentação plant-based e a SVB contribuiu com duas palestras. 

Leia mais...

SVB 01 quadradaVeículo envelopado representa os 16 milhões de porcos, bois e frangos que diariamente são carregados aos frigoríficos. Ação convida as pessoas a tirarem a carne do prato

Quem circulou pelo trânsito de São Paulo em dezembro/2021 se deparou com uma cena impactante: um caminhão envelopado como se transportasse animais ao abate, com emissão de sons que retratam o sofrimento da viagem. Todos os dias, a cena real se repete para 16 milhões de animais que são levados até o frigorífico, só no Brasil.

Leia mais...

 

Captura de Tela 2022 07 08 às 18.15.29Partnering with the Brazilian Vegetarian Society (Sociedade Vegetariana Brasileira - SVB), the program Novos Sabores (New Flavors) offers school meals with assorted plant-based dishes every Wednesday.

School meals of over 12 thousand students from municipal schools and daycare centers at the coastal city of Ubatuba (SP) are full of exciting new flavors. Every Wednesday as of June 1st, the students shall have 100% vegetable delicacies to nurture themselves, such as carioca bean burgers, nutritious pasta, feijoada and, for dessert, banana cake.

Leia mais...

Captura de Tela 2022 04 26 às 13.38.10Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) lança movimento para mostrar que existe muito sabor e possibilidades em uma alimentação à base de vegetais


Se você não é familiarizado com a variedade de opções veganas, já deve ter ficado na dúvida se existe bolo, chocolate, pizza, sorvete, hambúrguer e até sobremesas como cheesecake em versões sem leite, ovos e carnes. Pois saiba que tem! E são muito saborosas.

É com essa intenção que a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) lança, hoje , terça-feira (26), a campanha “Ser vegano é uma delícia” que visa aproximar quem não experimentou alimentos veganos e está aberto a aprender – e conhecer – o mundo de sabores inigualáveis que a alimentação vegetal oferece.

A mensagem da campanha estará, em um túnel adesivado, ao longo de mais de 25 metros, da estação paulista, acesso da Av. Angélica do metrô e em diversos edifícios comerciais, nas redes sociais da SVB e no site da ação, com e-books de receitas disponíveis para quem quer não só provar, mas também preparar as delícias.

Leia mais...

SSC carta bradesco1 2Prezado Presidente Octavio de Lazari,

Ficamos muito surpresos, no bom sentido, quando vimos o vídeo veiculado pelo Banco Bradesco que falava sobre a redução do consumo de carne como uma medida importante de sustentabilidade.

Conteúdos como esse são importantes para mostrar uma recomendação de atitude real, sustentabilidade na prática, ações que de fato façam a diferença, e não apenas falar mas não praticar sustentabilidade.

Mudanças de hábitos são uma parte importante do movimento da humanidade para não só reduzir a pegada de carbono, como o vídeo sugere, mas também ter uma pegada ecológica menor e mais responsável em outros quesitos. Os benefícios ambientais da redução no consumo de proteínas animais são amplamente reconhecidos na literatura científica, já que a produção de proteínas vegetais faz uso de recursos naturais - como terras e água - muito mais eficiente, com menos desperdício. A redução no consumo de carnes também ajuda a combater a poluição do solo, da água, e até mesmo problemas de saúde individual e pública, como as zoonoses.

Leia mais...

Receba as novidades!

Receitas

Midia

Youtube SVB

Scroll to top