Notícias

22/09/2022

Conveniado do mês: Será o Benedito (loja online)

Compartilhe

Acesse a loja online e preencha o código promocional serasvb”

 

orivan

Orivan Pavan, fundador da Será O Benedito

 

Em meados dos anos 90, quando sustentabilidade não estava tão na moda, um empresário resolveu lançar seus próprios conceitos no mercado. Assim surgia a Será o Benedito, que até hoje produz roupas e acessórios ecológicos e sem materiais de origem animal. Conheça Orivan Pavan, o homem por trás disso.

 

SVB: A criação de uma linha de roupas sustentáveis veio de uma necessidade própria?

Orivan: Pode-se dizer que sim. Meu trabalho se iniciou focado em moda, porém desde o início sentia a necessidade de criar produtos diferenciados. E a maneira que encontrei foi trabalhar com artigos de reciclagem, reaproveitamento e outros que depois vieram a ser chamados de ambientais.

 

SVB: Você tinha dificuldade de encontrar essas roupas quando era apenas consumidor?

Orivan: Nem existiam. Eram consideradas mercadorias com defeito ou roupas a serem doadas. Lembro que a Será vem amadurecendo esse processo desde os anos 90.

 

bolsas

Bolsas da Será O Benedito

 

SVB: Como foi posta em prática a ideia de roupas sustentáveis e a criação da Será o Benedito?

Orivan: Como disse antes, acho que eu já tinha essa ideia no sangue. Faltava apenas algum fato que precipitasse isso. Quando a Será foi convidada a participar do desfile de moda durante o 36º Encontro Vegetariano, ficou claro a afinidade com o público que tinha um olhar nessa direção.

 

SVB: Na sua opinião, o que falta para as pessoas optarem sempre por roupas ecologicamente corretas?

Orivan: Faltam amadurecimento e tempo de estrada para os produtos e marcas irem abrindo mercado e desenvolvendo produtos de qualidade e bom gosto. Com ética e verdade. O público vai acompanhando na medida que isso acontecer. Claro que a educação de nossas crianças e jovens e a exposição na mídia da necessidade de se olhar para o planeta com respeito e carinho também ajuda. E muito. A moda também é uma das manifestações da cultura, postura e atitude de um povo. Consciência e educação são as molas que impulsionarão o mercado.

 

sofa sob

Composição com acessórios da Será O Benedito

 

SVB: Ainda é mais difícil e mais caro obter matéria-prima para os produtos da Será o Benedito do que seria para uma marca que não respeitasse tanto o meio ambiente?

Orivan: Sim, de fato isso acontece. Também existe um certo preconceito por parte dos colaboradores que mexem com os materiais. É interessante isso. Já ouvi de empresários amigos que alguns dos nossos materiais, para eles, eram como lixo e que não mereciam atenção. Só faziam os serviços em consideração a nossa história no mercado. Da parte dos trabalhadores que lidam com esses materiais também. Isso acontece por falta de orientação e educação . Não fazem por mal. Tudo isso acaba dificultando e encarecendo o processo.

 

SVB: Você acha que um dia haverá apenas vestuário ecologicamente correto no mercado?

Orivan: Aprendi que sempre onde há luz, também há sombra. Acredito que o mercado se abriu para os produtos ambientais e isso é um fato irreversível. No entanto, respeito e acredito na diversidade. Não vejo a curto prazo o mercado de artigos de couro, por exemplo, diminuindo . Já o de peles sim. Isso é fruto da conscientização. E também por meio da educação. Acredito que a humanidade vai expandindo a consciência cada vez mais e fazendo o que deve ser feito para tornar nosso planeta um lugar cada vez mais evoluído e melhor de se viver. Acesse o site da Será o Benedito: http://www.seraobenedito.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1&Itemid=8

 

– – –

 

Além da Será o Benedito, a SVB tem convênio com outras mais de 150 empresas com produtos vegetarianos e sustentáveis. Veja a lista completa no site da SVB ou no Facebook.

 

 

Posts relacionados