Notícias

22/09/2022

SVB e a feira de orgânicos: uma dupla de sucesso

Compartilhe

A relação entre saúde, alimentos orgânicos e dieta vegetariana interessa cada vez mais à mídia especializada. Este ano, vários sites importantes noticiaram o Festival, falaram dos chefs presentes e ajudaram a divulgar o evento. Merece destaque o site da Associação Brasileira de Alta Gastronomia (ABAGA), por sua relevância, e o jornal O Estado de São Paulo, que dedicou uma matéria de quatro páginas totalmente favorável ao vegetarianismo.

Se, com seus pratos estéticos e perfumados e sem ingredientes de origem animal, os cozinheiros e chefs de cozinha seduziram o público pelos olhos e olfato, coube aos palestrantes atrair os curiosos com informações precisas sobre as relações entre vegetarianismo e meio ambiente, saúde e direito animal. O 4o Seminário Alimentação Ética, Saudável e Sustentável ofereceu, para um público atento, nove horas de palestras e o vídeo Carne, Osso, documentário premiado e de grande impacto que trata das condições de trabalho nos frigoríficos brasileiros. A palestra “Proteína e aminoácidos de origem animal: alguém precisa?”, do médico nutrólogo Eric Slywitch, coordenador do Departamento de Nutrição da SVB, foi a mais concorrida: as cem cadeiras do auditório foram ocupadas e várias pessoas assistiram em pé. Segundo Sergio Schlesinger, que proferiu a palestra “Impactos sociais e ambientais da produção de carnes”, no Brasil a criação de gado bovino é a atividade econômica que ocupa a maior extensão de terra. Trata-se do segundo maior rebanho bovino do mundo, sendo a atividade econômica que mais altera o meio ambiente no Brasil, ameaçando biomas como o Cerrado e a Amazônia.

Esta pareceu ter sido a edição mais vegetariana da NaturalTech. Antes pouco difundidos, agora os termos vegetariano e vegano são ostentados com orgulho nos produtos de diversas empresas presentes no evento, várias já conveniadas à SVB. Cerca de duas mil pessoas assistiram sentadas aos eventos promovidos pela SVB na Feira NaturalTech, isso sem contar as que circularam pelo espaço, chegaram ao estande, levaram um folheto. “A participação nos ofereceu uma grande oportunidade de falar a um público basicamente não vegetariano, mas que busca saúde e qualidade de vida”, comenta Christian Saboia, coordenador do Grupo local da SVB em São Paulo.

Posts relacionados