Notícias

22/09/2022

Balanço positivo na Bio Brazil Fair e Naturaltech 2010 – Salão Vegetariano faz a diferença

Compartilhe

 

relatorio2-3salaoSegundo expositores e direção, a 6a edição da Bio Brazil Fair e da Naturaltech encerrou as atividades com um balanço positivo.

A primeira edição da feira, realizada em 2004, contabilizou nove mil visitantes e 160 expositores. Nesta edição de 2010, 228 expositores diretos ocuparam o Pavilhão da Bienal do Ibirapuera, que recebeu a visita de mais de 20 mil pessoas durante os quatro dias do evento.

Para Lucia Cristina De Buone, gerente de Negócios das feiras, “a edição de 2010 foi a melhor entre todas: tivemos um público visitante de profissionais do setor 100% maior do que no ano anterior. Conseguimos consolidar a feira como a mais importante do país, tanto em termorelatorio3-3salaos de orgânicos como de produtos naturais”.
 
 
 

Segundo o vegetariano José Alexandre Ribeiro, presidente da BrasilBio, Associação de Produtores e Processadores Orgânicos, “a feira foi um sucesso generalizado. Estamos muito felizes com a promoção dos produtos, dos negócios e principalmente dos valores inerentes aos orgânicos.”

 

Salão Vegetariano

Organizado pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), a terceira edição do Salão Vegetariano chamou a atenção do público. A vedete mais uma vez foi o Festival Electrolux da Cozinha Vegetariana, com oficinas de culinária lotadas. Foram 20 oficinas apresentadas por chefs nacionais e internacionais, atingindo cerca de duas mil pessoas que provaram e aprovaram a comida vegetariana.

O 3º Seminário Alimentação Ética, Sustentável e Saudável, o Festival VegArte e a Feira do Desenho Vivo completaram o Salão.

relatorio4-3salaoO 3º Festival Electrolux da Cozinha Vegetariana promoveu aulas diárias de culinária vegetariana e foi o diferencial de toda a feira. As aulas foram disputadas, estando as 60 cadeiras sempre lotadas, com pessoas em pé assistindo e participando das degustações. Chefs conceituados como Tatiana Cardoso, do restaurante Moinho de Pedra, e Rita Taraborelli (ex-Maní) apresentaram pratos saborosíssimos e nutritivos. A presença internacional ficou por conta do caribenho Aris La Tham, da chilena Martha Gonzalez e do francês Inti Mendes, representando a Surya Alimentos. Novamente, o dr. Alberto Gonzalez, autor do livro Lugar de Médico é na Cozinha, marcou presença com suas opções crudívoras.

relatorio5-3salaoAlém de atrair maciçamente o público que participou da Feira NaturalTech / BioBrazil Fair, o 3º Festival SVB / Electrolux da Cozinha Vegetariana recebeu cobertura da imprensa e teve inserção ao vivo no programa Fala Brasil.

O programa do 3º Seminário Alimentação Ética, Saudável e Sustentável cobriu os principais pontos que sustentam a defesa do vegetarianismo. O médico nutrólogo Dr. Eric Slywitch, coordenador do Departamento de Medicina e Nutrição da SVB, falou sobre Avaliação médica do vegetariano. O enfoque ético ficou por conta de Nina Rosa Jacob e Eduardo Weaver, entre outros. Sobre o tema da sustentabilidade, o Dr. Eduardo Jorge Sobrinho, secretário do Verde e do Meio Ambiente do município de São Paulo, e Marly Winckler, presidente da SVB falaram, respectivamente, de pecuária e mudanças climáticas e de pecuária e destruição da floresta amazônica.
 

 

relatorio6-3salao

A SVB participou da preparação do almoço de abertura da Feira. A entrada ficou a cargo da professora Ana Branco, da PUC do Rio de Janeiro, que esteve presente mais uma vez para mostrar o seu trabalho durante toda a edição do Salão Vegetariano. O suco e a sobremesa ficaram por conta do chef caribenho Aris La Tham, que arrasou, arrancando suspiros de prazer e interjeições do tipo “que maravilha”, “quero a receita”, “como se faz isso?”.
 

 

relatorio7-3salaoPara coroar as atividades do Salão Vegetariano, todos os dias houve apresentações de artistas vegetarianos, com destaque para Osmar Barutti, do sexteto do Jô, que fez uma bela apresentação e vestiu a camiseta da campanha Segunda sem Carne, como os demais artistas presentes. No intervalo do seminário, houve também apresentações artísticas seguidas de intervalos com quitutes da Jasmine, leites vegetais da Isola e outras gostosuras.

relatorio8-3salao

Posts relacionados