Notícias

22/09/2022

Cidade holandesa proibirá propaganda de carne em decorrência do impacto ambiental

Compartilhe

Presidente da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) defende que é urgente repensar o consumo de produtos de origem animal para o bem do meio ambiente, da saúde das pessoas e da vida dos animais

A decisão de proibir a maioria dos anúncios de carne em espaços públicos na cidade de Haarlem (Holanda), a partir de 2024, levanta um debate sobre o impacto climático desta proteína animal. No município de 160 mil habitantes este foi o motivo da proposta elaborada pelo GroenLinks, um partido político verde.

“A carne é muito prejudicial ao meio ambiente. Não podemos dizer às pessoas que há uma crise climática e incentivá-las a comprar produtos que fazem parte dela”, disse Ziggy Klazes, vereadora do GroenLinks que redigiu a proposta, ao jornal Trouw.

Haarlem deve ser a primeira cidade no mundo a tomar este tipo de iniciativa, amparada no dado Organização das Nações Unidas (ONU) de que a pecuária gera mais de 14% de todos os gases de efeito estufa produzidos pelo homem, incluindo o metano.

“Existe uma preocupação mundial quanto aos impactos que nossos hábitos de consumo podem gerar para o nosso futuro, na verdade, para o nosso presente. E a alimentação baseada em carnes e derivados animais é um dos pilares urgentes a serem repensados diante de enormes impactos que um simples bife ou copo de leite podem trazer, não só para o meio ambiente, mas para nossa saúde e os próprios animais”, comenta Ricardo Laurino, presidente da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB). 

Para a nutricionista e diretora de campanhas da SVB, Alessandra Luglio, o impacto positivo da retirada das carnes, do ovo e dos leite e seus derivados na alimentação é percebido também pelo corpo. 

“Uma alimentação 100% à base de vegetais, que exclui todos os alimentos de origem animal, não somente é possível como também é comprovadamente uma das formas mais efetivas de você cuidar da sua saúde”, explica. 

 

SOBRE A SOCIEDADE VEGETARIANA BRASILEIRA

Fundada em 2003, a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) é uma organização sem fins lucrativos que promove a alimentação vegana como uma escolha ética, saudável, sustentável e socialmente justa. Por meio de campanhas, programas, convênios, eventos, pesquisa e ativismo, a SVB realiza a conscientização sobre os benefícios do vegetarianismo e trabalha para aumentar o acesso da população a produtos e serviços veganos. Para mais informações, acesse www.svb.org.br ou os perfis no Instagram, Facebook e YouTube.

 

Para mais informações e entrevistas:

Valle da Mídia Assessoria de Imprensa 

Christian – (11) 99904-6632

Rodrigo – (11) 98415-5507

 

[email protected]

 

Posts relacionados