Notícias

22/09/2022

Maior evento de cinema do Brasil em prol dos animais teve filmes inéditos e público elegeu os melhores

Compartilhe

Mostra Internacional de Cinema pelos Animais, promovida pela SVB em Curitiba, homenageou duas produções com destaque na avaliação dos espectadores e uma escolhida pela organização.

O maior evento de cinema do Brasil em prol dos animais, organizado pelo grupo de Curitiba da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), foi um sucesso e teve grande presença de público na retomada após a pandemia. Ao todo 29 filmes, documentários e curtas-metragens foram exibidos na VIII Mostra Internacional de Cinema pelos Animais, na Cinemateca de Curitiba, no fim de semana de 2 e 3 de julho.

A oitava edição da Mostra Internacional apresentou produções inéditas no Brasil, como o documentário Milked: Mentiras Brancas do Leite, da Nova Zelândia. A história que mostra o percurso de um jovem ativista que expõe os problemas ambientais da indústria mais poderosa do país foi a escolhida pela organização para receber a homenagem Oscow.

O Oscar com cabeça de vaca foi idealizado e criado por integrantes da SVB Curitiba para representar o tom irônico contra o glamour, o luxo e a alienação característicos de eventos da alta sociedade humana em contraste com a triste realidade da exploração animal. Esse ano a arte do Oscow foi desenvolvida pela artivista Flávia Braun.

O público também elegeu duas produções que levaram o Oscow desta edição. Honk, um filme estadunidense sobre o carismático ganso foi a escolhido na categoria médias e longas-metragens. Já a obra portuguesa Saudade!, que retrata com sensibilidade a situação das últimas duas rinocerontes brancas do norte existentes no mundo, foi a eleita na categoria de curtas.

A Mostra, que exibiu filmes, documentários e clipes de mais de 13 países diferentes, também concedeu a homenagem de “menção honrosa” para o filme com segunda melhor nota de acordo com avaliação do público. Canguru: Uma História de Amor e Ódio, da Austrália, foi o agraciado. O filme mostra como a indústria de carne de canguru e o governo australiano colocam os lucros à frente do bem-estar animal, proteção de espécies nativas e meio ambiente.

Apoiado pela Fundação Cultural de Curitiba e a Prefeitura da capital paranaense, o evento reuniu cerca de 250 pessoas, entre diretores e produtores, voluntários, ativistas, feirantes, artistas, fotógrafos e público em geral interessado em aprofundar o conhecimento sobre a relação dos humanos com outras espécies de animais. Além da exibição dos filmes, a Mostra contou com uma feira com expositores de produtos veganos e muita degustação, com suporte do VegFund.

O presidente da SVB, Ricardo Laurino, explica que o evento tem a intenção de chamar a atenção para a temática da exploração envolvendo animais e, também, difundir a cultura de amor e respeito a todas as espécies do nosso planeta: “o cinema tem o poder de nos apresentar emoções e sentimentos que só ele acessa. Trazer a questão animal para as telas é dar visibilidade a uma causa atual e necessária para a construção de uma sociedade que respeite amplamente todos os animais”.

 

SOBRE A MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA PELOS ANIMAIS

Organizada pelo grupo Curitiba da Sociedade Vegetariana Brasileira, o evento foi lançado em 2009, na cidade de Curitiba, e tem como objetivo criar um debate sobre os direitos dos animais e os impactos socioambientais que a interação dos humanos com os outros animais pode trazer.

Os filmes são exibidos ao público em geral gratuitamente e as edições reúnem artistas consagrados, ambientalistas, ativistas, autoridades, escritores, escritoras e, principalmente, admiradoras, admiradores, defensoras e defensores dos animais.

 

SOBRE A SOCIEDADE VEGETARIANA BRASILEIRA

Fundada em 2003, a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) é uma organização sem fins lucrativos que promove a alimentação vegana como uma escolha ética, saudável, sustentável e socialmente justa. Por meio de campanhas, programas, convênios, eventos, pesquisa e ativismo, a SVB realiza a conscientização sobre os benefícios do vegetarianismo e trabalha para aumentar o acesso da população a produtos e serviços veganos. Para mais informações, acesse www.svb.org.br ou os perfis no Instagram, Facebook e YouTube.

 

Para mais informações e entrevistas:

Valle da Mídia Assessoria de Imprensa

Christian – (11) 99904-6632

Rodrigo – (11) 98415-5507

 

[email protected]

Posts relacionados