Notícias

22/09/2022

IVU e SVB lançam o Guia de Nutrição Vegana mais completo do mundo

Compartilhe

União Vegetariana Internacional e Sociedade Vegetariana Brasileira lançam o material gratuito para desmistificar conceitos da alimentação sem produtos de origem animal.

Desenvolvido pelo Departamento de Medicina e Nutrição da União Vegetariana Internacional (IVU) com a proposta de ser uma fonte de informações cientificamente embasadas que sirvam de referência para condutas médicas e nutricionais no mundo inteiro, o Guia de Nutrição Vegana para Adultos ganhou sua versão em português na terça-feira, 15 de fevereiro. A Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) é parceira da divulgação do material no Brasil, que tem autoria do médico Eric Slywitch.

“É o guia mais completo do mundo sobre vegetarianismo, totalmente gratuito, da mais alta qualidade e com uma inovação de ensino, pela presença de mais de 100 vídeos que podem ser acessados pelos QR Codes presentes em suas páginas. É praticamente uma pós-graduação gratuita sobre vegetarianismo para profissionais de saúde”, comenta Eric, que é diretor dos Departamentos de Medicina e Nutrição da IVU e da SVB.

No dia do lançamento da versão em português, o médico apresentou uma aula online, tirando as dúvidas e apresentando o material. Construído com a colaboração de outras cinco profissionais, ele contém cerca de 500 páginas, mais de 700 referências científicas indexadas, figuras ilustrativas e mais de 100 vídeos com aulas explicativas acessadas via QR Code.

Um dos destaques do material é o compartilhamento de cardápios calculados para 30 dias, com a versão de 2.100 kcal/dia e 1.600 kcal/dia. Os menus atendem hábitos de diversas regiões do mundo, incluindo o Brasil.

O guia contém explicações sobre como é a alimentação sem produtos de origem animal, os efeitos dela na saúde, os pontos técnicos sobre macronutrientes (carboidratos, gorduras e proteínas) e micronutrientes (vitamina B12, vitamina D, cálcio, ferro, zinco e iodo), os motivos da dieta onívora ser mais suplementada do que a vegana, além de trazer informações sobre o potencial de prevenção e tratamento de doenças por meio da alimentação vegetariana.

“A formação acadêmica dos profissionais de saúde de muitas universidades não contempla informações sobre a forma de elaborar a alimentação sem carne e derivados animais. É natural que haja receio de não saber avaliar e conduzir indivíduos com uma alimentação vegetariana e vegana e, por desinformação sobre publicações sobre o tema, muitas vezes é tirada a possibilidade do incentivo a seguir um sistema alimentar que traz mudanças positivas para a saúde e a qualidade de vida”, explica Eric.

Marly Winckler, fundadora da SVB e presidente da IVU, explica que o guia foi estruturado com grande rigor científico e oferece elementos para que o profissional de saúde dê suporte a quem adota uma alimentação vegetariana de forma saudável e segura.

Posts relacionados