Notícias

22/09/2022

Carta aberta ao Bradesco

Compartilhe

Prezado Presidente Octavio de Lazari,

Ficamos muito surpresos, no bom sentido, quando vimos o vídeo veiculado pelo Banco Bradesco que falava sobre a redução do consumo de carne como uma medida importante de sustentabilidade.

Conteúdos como esse são importantes para mostrar uma recomendação de atitude real, sustentabilidade na prática, ações que de fato façam a diferença, e não apenas falar mas não praticar sustentabilidade.

Mudanças de hábitos são uma parte importante do movimento da humanidade para não só reduzir a pegada de carbono, como o vídeo sugere, mas também ter uma pegada ecológica menor e mais responsável em outros quesitos. Os benefícios ambientais da redução no consumo de proteínas animais são amplamente reconhecidos na literatura científica, já que a produção de proteínas vegetais faz uso de recursos naturais – como terras e água – muito mais eficiente, com menos desperdício. A redução no consumo de carnes também ajuda a combater a poluição do solo, da água, e até mesmo problemas de saúde individual e pública, como as zoonoses.

Então, por que o conteúdo foi retirado do ar?

Entendemos que, assim como a indústria do cigarro não gostou de publicações afirmando que o cigarro causava danos para saúde (o que é uma verdade) e protestou, a indústria pecuária também não gosta de ler que a Segunda Sem Carne é um passo importante para reduzir nosso impacto ambiental (o que também é uma verdade).

Mas precisamos deixar muito claro que a Segunda Sem Carne NÃO É contra o agro. Pelo contrário, uma alimentação baseada em vegetais fomenta esse setor. Somos a favor de um agro que alimente pessoas, em vez de animais. Hoje a grande maioria dos grãos produzidos no Brasil, como milho e soja, são usados como ração para alimentar frangos, porcos e vacas, em vez de alimentar pessoas.

Só no Brasil, milhões de pessoas ainda sofrem de fome ou insegurança alimentar. Enquanto isso, são usados vários quilos de proteína vegetal para cada quilo de proteína animal produzido, com uma série de impactos ambientais agregados.

Será que isso não é motivo suficiente para mantermos uma recomendação de reduzir o consumo de carne?

Prezado Banco Bradesco: em 2022, não há mais tempo de dar um passo para a frente e dois passos para trás.

Convidamos vocês a continuarem o que começaram, e serem de fato uma empresa responsável ambientalmente. Não cedam ao greenwashing habitual, de “promover” sustentabilidade sem falar as verdades necessárias.

A redução do consumo das carnes e demais produtos animais é urgente e necessária, não importa o que lhes digam. É preciso falar sobre isso.

Anexo há mais informações sobre o impacto positivo da promoção da Segunda Sem Carne. Estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos que se façam necessários.

 

Mônica Buava

Coordenadora Nacional Segunda Sem Carne – Brasil
Sociedade Vegetariana Brasileira

Posts relacionados