Notícias

22/09/2022

PROGRAMA INOVA SABORES ESTREIA EM JUNDIAÍ (SP) A PARTIR DE OUTUBRO

Compartilhe

 

O Inova Sabores contou com o apoio da SVB na implantação, que ajudou no treinamento e capacitação das merendeiras das escolas participantes. Entre as receitas trabalhadas, estão o empadão de espinafre e berinjela, o quibe assado de ervilha com creme de mandioca, o assado de lentilha e vegetais, o escondidinho de bolonhesa de proteína texturizada de soja (PTS), a farofa proteica, o preparo básico de PTS. Algumas receitas foram adaptadas das receitas sugeridas pela chef e apresentadora Bela Gil.

A expectativa é que, entre setembro e dezembro de 2019, sejam economizados 5,3 milhões de litros de água, o equivalente a quase 40 mil banhos de 15 minutos. A SVB avalia ainda que o volume de grãos economizados no período deverá chegar a 1,7 milhão de quilos, o bastante para alimentar quase 25 mil pessoas. 

A diretora do Departamento de Alimentação e Nutrição da Unidade de Gestão da Educação (UGE), Maria Ângela Delgado, explica que a iniciativa enriquece o trabalho que já vem sendo realizado nas escolas. “Precisamos pensar em novas fontes de proteínas de origem vegetal para os alunos que têm alergias ou algum tipo de intolerância. É uma forma de respeito e de sustentabilidade não só dos alunos, mas também do ambiente escolar. Que possamos sair deste encontro com um novo olhar”, diz.

“A campanha brasileira é considerada a maior do mundo e atinge mais de 100 municípios, com o apoio de instituições públicas e grandes empresas, beneficiando mais de três milhões de pessoas em todo o Brasil”, celebra Monica Buava, gerente de campanhas da SVB. Os grandes resultados do programa foram possíveis graças a parcerias importantes com instituições públicas formadas pela rede de restaurantes populares Bom Prato, além das secretarias de ensino estaduais e municipais de São Paulo.

Nas escolas municipais de São Paulo, a introdução do cardápio vegetariano se iniciou gradualmente em 2011, passando por criteriosos testes de aceitação dos alunos. Já na rede estadual de ensino de São Paulo, mudança virou realidade em 2017, alcançando a marca de 100 municípios participantes em agosto do mesmo ano.

20190807 172500
CONFIRA O ÁBUM DE FOTOS

 

SOBRE A SOCIEDADE VEGETARIANA BRASILEIRA

 

Fundada em 2003, a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) é uma organização sem fins lucrativos que promove a alimentação vegetariana como uma escolha ética, saudável, sustentável e socialmente justa. Por meio de campanhas, programas, convênios, eventos, pesquisa e ativismo, a SVB realiza conscientização sobre os benefícios do vegetarianismo e trabalha para aumentar o acesso da população a produtos e serviços vegetarianos. Para mais informações, acesse www.svb.org.br ou os nossos perfis no Instagram, Facebook e Youtube.

Posts relacionados