Notícias

22/09/2022

Com 500 inscritos, evento da SVB capacitou profissionais de saúde do setor público

Compartilhe

As 60 cidades representadas contemplaram 9 estados diferentes, sendo a grande maioria dos participantes do estado de São Paulo. 70% dos inscritos foram pessoas não vegetarianas. Médicos representaram 7% dos inscritos, frente a 69% de nutricionistas e, o restante, vindos de outras formações da área de saúde.

Desde 2016, os cursos e eventos de nutrição da SVB já capacitaram mais de 1.500 profissionais de saúde em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre – mas contando com participantes de inúmeras outras cidades.

alesp25

“A maioria dos profissionais de saúde não teve a oportunidade de estudar sobre nutrição vegetariana durante a sua formação”, explica Alessandra Luglio, Coordenadora do Departamento de Saúde e Nutrição da SVB. “Em geral, eles chegam aos seus cargos, inclusive os cargos públicos que frequentemente lidam com grande número de usuários e pacientes, sem o conhecimento necessário para orientar, atender ou incentivar uma alimentação mais plant based, que pode contribuir e muito com a saúde das pessoas, dos animais e do planeta”.

Segundo pesquisa do IBOPE encomendada pela SVB em abril de 2018, 14% dos brasileiros já se declaram vegetarianos. Já segundo uma pesquisa do Datafolha realizada em 2017, 63% dos brasileiros gostariam de reduzir o seu consumo de carne.

alesp68

Nesta edição especial, o Curso de Capacitação em Nutrição Vegetariana foi realizado na ALESP (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) e foi viabilizado com o apoio do Deputado Estadual Roberto Tripoli e da ProVeg International.

Um dos módulos do curso era voltado para nutrição vegetariana materno-infantil, e foi uma oportunidade para o lançamento do primeiro guia brasileiro sobre Alimentação para Bebês e Crianças Vegetarianas até 2 anos de idade. A publicação está agora disponível gratuitamente em PDF, ou para venda em impresso.

Os temas foram lecionados por profissionais que são grandes referências em nutrição vegetariana no Brasil: Alessandra Luglio, Paula Gandin, Aline Vieira (Nutricionistas) e Eric Slywitch (Médico Nutrólogo), segundo a programação abaixo.

programacao

Para tornar possível que o evento gratuito tivesse também um coffee break vegano e de boa qualidade, a SVB contou com a parceria das empresas Mãe Terra, Vida Veg, Superbom, Flormel, Jasmine, Fhom, A Tal da Castanha e Carob House.

As fotos do evento estão disponíveis aqui. Assista também o vídeo do evento no canal da SVB no Youtube.

Se você gostaria que houvesse um curso de nutrição vegetariana na sua cidade, preencha aqui.

Posts relacionados