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por Eric Slywitch - Coordenador do Departamento de Medicina e Nutrição da SVB
 

    Alguns estudos acusam uma menor ingestão de vitamina B2 (riboflavina) em vegetarianos. No entanto, não foi encontrada manifestação de deficiência clínica nas pessoas estudadas.

    O planejamento nutricional corrige, facilmente, essa defasagem.
 
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    A gordura do tipo ômega-3 na dieta vegetariana deve ser avaliada com relação à quantidade ingerida e a proporção com o ômega-6.

    O nosso organismo não consegue sintetizar alguns tipos de gorduras, que são as gorduras do tipo ômega-3 e ômega-6. Dizemos então que essas duas gorduras são essenciais.

    A proporção ingerida entre essas duas gorduras também é importante para o equilíbrio de diversas funções do organismo (reação inflamatória, imunológica,etc.).

    Estudos demonstram que vegetarianos têm ingestão muito rica em ômega-6 e menor em ômega-3.

    O planejamento nutricional pode corrigir essa defasagem.
 
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por Eric Slywitch - Coordenador do Departamento de Medicina e Nutrição da SVB
 
    Estudos demonstram que alguns vegetarianos seguem uma dieta com mais baixo teor de zinco. Isso pode ser corrigido com um bom planejamento da dieta.

    A preocupação com o zinco é teórica, pois se acredita que a proteína animal melhore a absorção de zinco. Da mesma forma, observa-se que o fitato (composto presente em diversos alimentos vegetais) dificulta a absorção do zinco.

    No entanto, não foi encontrada deficiência clínica de zinco em estudos realizados com vegetarianos ocidentais.
 
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por Eric Slywitch - Coordenador do Departamento de Medicina e Nutrição da SVB
 
Alguns alimentos são muitas vezes citados como fontes de B12, mas os estudos demonstram que nem todas as fontes contêm a vitamina ativa.
 
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por Eric Slywitch - Coordenador do Departamento de Medicina e Nutrição da SVB
 
    Esse é o único nutriente que um vegetariano pode precisar suplementar mesmo com uma dieta bem planejada.

    A vitamina B12 está presente apenas nos alimentos de origem animal em quantidade significativa.

    Devemos lembrar que leite, queijos e ovos são de origem animal e contém essa vitamina. A maioria dos vegetarianos utiliza esses alimentos. Se o uso deles for regular (diário) e atingir as necessidades diárias, não é necessário utilizar suplementos.
 
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    O tema proteína em alimentos de origem animal ou vegetal gera muita confusão.

    Esse é um dos grandes mitos sobre o vegetarianismo.

    Proteínas são compostas por aminoácidos.

    Vamos deixar bem claro: não existe nenhum aminoácido necessário ao organismo humano que não seja encontrado nos alimentos do reino vegetal.
 
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