Donate do SVB

 

Em mais uma prova do sucesso da Segunda Sem Carne em aprofundar o envolvimento das pessoas com o universo do vegetarianismo, a jogadora da seleção brasileira feminina de vôlei Fernandinha, medalha de ouro das Olimpíadas de Londres 2012, declarou ter se tornado vegana a partir da campanha Segunda Sem Carne.

"Eu comecei com a segunda sem carne; depois, segunda e quinta sem carne; depois, segunda, quinta e domingo sem carne. Foi quando eu descobri que eu precisava me informar mais e que eu realmente não precisava mais me alimentar com a crueldade e com o sacrifício dos animais", contou Fernandinha.

A jogadora conta que, ao partir em busca de mais informação, teve acesso na internet a uma palestra reveladora sobre a indústria da carne e, juntando os elementos, decidiu que tentaria viver uma vida "para o bem" e "sem crueldade". A partir deste momento, Fernandinha adotou um estilo de vida vegano.

A Segunda Sem Carne foi uma etapa importante para que a campeã percebesse que a alimentação vegetariana não comprometeria sua saúde ou desempenho. "Eu percebi que eu não precisava realmente comer (produtos de origem animal), mesmo sendo atleta; que eu estava forte, que eu não ia cair na quadra, que eu estava me sentindo bem".

 

 
De jogadora a empreendedora
 
Em junho de 2014, Fernandinha decidiu ir mais longe e lançou uma marca de roupas e acessórios veganos, Anima Libera. "Sempre quis ter um negócio como esses, mas somente agora eu tive a motivação necessária: fazer algo que realmente contribua para trazer mais justiça e paz para os outros animais deste planeta", explica Fernandinha, entusiasmada com o sucesso dos produtos após menos de dois meses do lançamento.
 
 
Convite despretencioso, consequências transformadoras
 
A Coordenadora Nacional da Campanha Segunda Sem Carne, Mônica Buava, explica que os depoimentos recentes demonstram o enorme poder transformador da Segunda Sem Carne: "Essa é a grande sacada: a mensagem da Segunda Sem Carne é despretenciosa e convidativa, mas a tomada de consciência que decorre daí pode ser realmente transformadora. Através de um convite muito fácil - mudar seus hábitos apenas um dia por semana -, essa ideia genial consegue trazer um número enorme de pessoas para o universo do vegetarianismo e do veganismo, levando-as a descobrir novos sabores, quebrar preconceitos e buscar mais informações".
 
Mônica conta que já testemunhou dezenas de casos semelhantes, e que toda semana recebe mensagens de "segundeiros" que estão na transição para o vegetarianismo e para o veganismo. "Ficamos muito felizes quando descobrimos que a Fernandinha entrou para o time dos que se tornaram veganos a partir da Segunda Sem Carne", comemora. No site da Segunda Sem Carne, uma seção de "Depoimentos" traz os relatos de alguns destes casos.
 
 
Em boa companhia
 
Entre os famosos, não é só a campeã Fernandinha que tem declarado publicamente sua inspiração na Segunda Sem Carne. O ator Ary França também prestigiou recentemente a campanha e, nos bastidores da peça "A Besta" que está em cartaz em São Paulo, gravou um vídeo convidando os internautas a aderir a este simples - e poderoso - primeiro passo.
 
Ary França. (Foto: Karina Oliveira)
 
 
 

Receba as novidades!

Receitas

Midia

Youtube SVB

Scroll to top