Parada Veg 2012

Como já vem se tornando costume, o primeiro domingo de dezembro foi um dia de celebração do vegetarianismo — e de chamar atenção para a importância desta opção — no coração de São Paulo. Com concentração na Av. Paulista e término na Praça Roosevelt, a Parada Veg contou com mais de 500 ativistas, cerca de 10 organizações promovendo atividades durante o evento e cerca de 30 organizações (de diversos segmentos do campo socioambiental) apoiando e divulgando. A ação, que este ano teve como tema "A Paz Começa no Prato", terminou com uma generosa feijoada vegana gratuita e um show da Família Gangsters.


Ao meio-dia as pessoas começaram a se encontrar na Praça do Ciclista (Av. Paulista), onde fizeram um mutirão de plantio e cuidado da Horta do Ciclista, uma horta urbana que tem dado belos frutos e hortaliças. Com parceria dos Hortelões Urbanos, Pedal Verde, Slow Food e Santo Orgânico, os participantes puderam carregar as baterias e se refrescar com um piquenique orgânico. Enquanto isso, logo ao lado, a Brahma Kumaris e a Arte de Viver, também parceiras no evento, facilitaram uma sessão de meditação guiada.

Parada Veg 2012

Parada Veg 2012

Durante toda a concentração, a mensagem do vegetarianismo era entoada enquanto mais ativistas se aglomeravam e preparavam faixas, cartazes, estêncil e camisetas para usar na caminhada. Um dos organizadores, Mikael Freitas, explicou o roteiro: "A gente desenhou esse evento justamente para pegar as duas praças mais ativistas de São Paulo, que são a Praça do Ciclista e a Praça do Skate ou Praça Roosevelt".

Com muita alegria e empolgação, a multidão desceu a Rua da Consolação ao som da Fanfarra do M.A.L., rumo à Praça Roosevelt. Durante o percurso, ativistas da Revolução da Colher fizeram performances usando fantasias bem trabalhadas que ilustravam a escravização dos animais e do planeta pela ganância humana.

Parada Veg 2012

Parada Veg 2012

Na Praça Roosevelt, caldeirões de feijoada vegana generosamente preparados pelo chef Lila Prasada aguardavam os ativistas, que chegaram famintos e extasiados com a alegria da Parada. Guilherme Carvalho, um dos organizadores, reiterou: "A ideia é essa: chamar atenção para a opção vegetariana, que já é de 8% da população brasileira, como uma coisa benéfica para a gente, para o meio ambiente e para os animais".

Parada Veg 2012

 

Alguns ainda tiveram energia para fazer uma oficina de ciclismo com os parceiros do Bike Anjo. Enquanto a feijoada era servida, um show da Família Gangsters recompensou o esforço de todas e todos, encerrando um dia de intensas atividades, festa, comida vegana e construção de hábitos melhores.

 

Veja todas as fotos da Parada Veg 2012 no Facebook da SVB.

Assista o vídeo da Parada Veg 2012 no Youtube.

Veja a notícia sobre a Parada Veg na Folha de S. Paulo.

 

Crédito das fotos: Felipe Di Pietro, Bia Kitanishi e Thais Lopes Monteiro

 

Scroll to top