[28-29-30 de abril a 1 de maio de 2007]

Local: Parque Visão Futuro - www.visaofuturo.org.br

Cidade: Porangaba - SP

Programa

Relatório

O Encontro ocorrido no Parque Visão Futuro foi muito produtivo – alcançando seus objetivos de fortalecer os laços entre os dirigentes da SVB e discutir nossas ações a curto e médio prazo, sem deixar de mirar no longo prazo, tendo, como plano de fundo, as experiências já alcançadas. Entendemos que nada substitui o contato pessoal - e a convivência, mesmo que por poucos dias e de forma espaçada, faz toda a diferença.

A maneira como a SVB está organizada, em rede de Grupos pelo nosso gigantesco país, nos permite criar um movimento forte e coeso para fazer frente a uma sociedade amplamente calcada na exploração dos animais. Nosso desafio é imenso, mas sentimos que podemos crescer muito e nos preparar para passar a nossa mensagem de várias maneiras: em nossas páginas, em nossos materiais impressos, em nossas ações coordenadas, em palestras, escolas, universidades, eventos, congressos, ONGs, enfim, onde quer que se abram oportunidades e consigamos abrir espaços. O campo de trabalho é amplo e estamos crescendo muito. Um grande desafio.

Cena do Parque

Marcia, Silvan, Jaque, Bia, Maria, Lila, Jean

Agradeço a todos os participantes, vindos de várias regiões do Brasil, custeando suas próprias despesas, trazendo o seu melhor para contribuir para que o Encontro fosse descontraído, alegre, profundo, cordial, cooperativo, solidário, informativo, emocionante e estimulante, suscitando em nós sentimentos de união, amor, força, coesão, estímulo, liberdade, camaradagem e força para seguir em frente abrindo novos espaços de difusão de nossa nobre causa.

Obrigada Alex (Sta Rita do Sapucaí), obrigada Arnaldo (Brasília), obrigada Beatriz (Borda da Mata), obrigada Bianca (Rio), obrigada Cláudia (Floripa), obridada David (Rio), obrigada Eric (São Paulo), obrigada Evandro (Belo Horizonte), obrigada Henrique (Curitiba), obrigada Jaqueline (Campo Grande), obrigada Jean Pierre (Visconde de Mauá), obrigada José (São José dos Campos), obrigada Marcia (São Paulo), obrigada Maria da Gloria (Belém), obrigada Maurício (São Paulo), obrigada Moyses (São José dos Pinhais), obrigada Paula (Floripa), obrigada Silvana (Porto Alegre), obrigada Eliane e Flávia (Belo Horizonte).

Ao fundo Bia e Jaque. No primeiro plano Moysés, Marly e Cláudia

Nós todos sabemos que o vegetarianismo traz imensos benefícios – temos o dever de mostrar isso aos outros.

Os principais assuntos debatidos foram:

  • Projeto Amigo Animal– apresentado pela coordenadora do Departamento de Meio
    Ambiente da SVB, Profa. Dra. Paula Brugger. O projeto será adaptado às
    necessidades da SVB para que os Grupos da SVB possam apresentá-lo em escolas,
    associações de bairro, ONGs etc. Trata-se de um projeto educativo, constando de
    abordagem de proteção animal, anti-vivissecção e alimentação vegetariana. Este
    último aspecto terá mais ênfase. O projeto compreende Cartilha, Banner e
    apresentação em pp. Uma comissão está encarregada de reestruturar o trabalho,
    que, diga-se de passagem, já vem sendo utilizado como referência pelo Grupo OCA
    de São Paulo. Também em Florianópolis, o primeito eixo temático do projeto - que
    trata de animais domesticados para companhia ou trabalho, animais errantes
    urbanos etc - faz parte de um programa oficial de educação ambiental
    implementado pelas escolas municipais de Florianópolis e vem sendo trabalhado
    na forma de cartilha em papel.
  • O Departamento de Medicina e Nutrição, por meio de seu coordenador, Dr. Eric Slywitch, apresentou conteúdo básico para os demais coordenadores com vistas a nos municiar de informações bem fundamentadas nesse importante aspecto da alimentação vegetariana. Como já foi visto no passado, é importante que uma apresentação básica em pp seja disponibilizada pelo Departamento para que possa ser replicada pelos Grupos em suas respectivas áreas de atuação – assim como já temos uma aula para o aspecto impacto ambiental.

  • O Departamento de Criação de Grupos, através de seu coordenador, o Cientista Político Arnaldo Sisson Filho, apresentou uma palestra sobre o Modelo Organizacional e o Processo de Eleições da SVB. Foram discutidos os principais aspectos das importantes eleições que temos pela frente, de representantes para o Conselho Superior, que redundará na eleição para Presidente da SVB. A data para a reunião do Conselho Superior – e eleição do Presidente – ficou marcada para os dias 15-16 de julho, coincidindo com o Encontro Temático “Aquecimento Global e Consumo de Carne”, a ser realizado em São Paulo.

  • O Departamento de Informática, por intermédio de seu coordenador, Alex Fernandes, fez uma explanação dos desafios e necessidades que temos pela frente, com destaque na automatização de várias rotinas do trabalho da SVB, sobretudo o novo site, com lojinha on-line, formulários diversos, necessidade de tornar nossas páginas interativas etc. Parte desse trabalho será feito em conjunto com o Departamento de Filiações, importante faceta de relacionamento com nossos sócios.

  • O Departamento de Filiações esteve representado pelo seu coordenador, Maurício Varallo, que fez um balanço da atual situação de filiados da SVB e um prognóstico para o futuro. Pretendemos lançar nova campanha de filiação, tão logo o processo de automatização de rotinas do Banco de Dados esteja concluído. Hoje estamos representes em mais de 100 cidades do país e cerca de 20 Estados. Temos cerca de 20 Grupos estruturados e cerca de 20 contatos em diferentes cidades, almejando se tornarem Grupos. Precisamos chegar mais perto de nossos sócios e isso está sendo providenciado, tanto por meio de abordagem direta em locais onde um Grupo já pode ser formado, como oferecendo nossa estrutura de materiais, palestrantes etc. para ajudar a formação de novos Grupos, quanto com a oferta de mais benefícios para o associado.
  • A coordenadora do Departamento de Traduções e Revisões, Beatriz Medina, como sempre, se colocou à disposição dos Grupos para revisar os textos produzidos, desde uma simples cartinha até folhetos e páginas na Internet. Falou sobre a grande importância de nossos textos serem claros, objetivos, concisos, isentos de erros ortográficos e de entendimento para que possamos melhor transmitir a nossa mensagem.

  • Aqui também cabe ressaltar a presença do coordenador do Grupo Mauá, Jean Pierre Verdaguer, que está produzindo nossas peças publicitárias, publicadas na primeira página da Revista dos Vegetarianos (como cortesia). Vários materiais didáticos, educativos, publicitários etc. estão sendo formatados pelo Jean Pierre além dos anúncios referidos. Ele também disponibilizou para a SVB uma Cartilha de Reciclagem de Lixo – que será adotada pela SVB, para servir de material de apoio nos programas de educação alimentar ética e sustentável desenvolvidos pela SVB. Contamos além do Jean Pierre, com a Raquel Ribeiro, também do Grupo Mauá, que é jornalista e está contribuindo com a redação de textos, sob o Departamento de Publicações.
  • Sob a bandeira do Departamento de Publicações, coordenado pela jornalista Viviane Pereira, estão sendo realizados vários trabalhos, entre os quais, a Coleção Impacto Ambiental (uma série de folhetos que enfocam o impacto de uma dieta centrada na carne sobre a água, o ar, as florestas, o aquecimento global, os ecossistemas etc. Também nesse departamento estão sendo produzidas a Cartilha “Alimentação Ética e Sustentável na Escola”, o Projeto Amigo Animal (que terá outro nome), a Coleção Mitos do Vegetarianismo etc.

    A Folha Veg - boletim eletrônico que foi interrompido será retomado. Além desse boletim eletrônico, estamos estudando a possibilidade de publicação de um jornalzinho impresso com a periodicidade das Estações, ou seja, 4 números anuais. Este jornalzinho será distribuído para os Sócios da SVB e talvez para nossos conveniados.
  • Convênio – discutimos mais profundamente o convênio que a SVB está implantando com restaurantes, lojas de produtos naturais, academias de ioga, artes marciais, profissionais liberais (nutricionistas, médicos, psicólogos etc.) etc. que dêem um desconto para os sócios da SVB, tendo em contrapartida vários benefícios, como aparição em um diretório on-line (local e nacional), fidelidade dos sócios, contribuição com a causa – se o vegetarianismo se expandir todo o setor se beneficia – possível impressão desse diretório e encarte em revistas de circulação nacional, descontos nos eventos etc. A implantação desses convênios ficará grandemente a cargo dos Grupos. Estamos ainda discutindo alguns aspectos específicos do Termo de Convênio – que em breve será formatado para acompanhar o Adesivo a ser afixado nos estabelecimentos conveniados.

  • Selo vegetariano - iniciamos também uma discussão sobre a SVB fornecer selos de certificação para produtos e empresas. O assunto rendeu muita discussão e será continuado no fórum de coordenadores.

  • SVB Jovem - o primeiro Grupo da SVB Jovem será criado em Belo Horizonte e a Flávia, que encabeça essa iniciativa, estava presente no Encontro. Esse é um trabalho muito importante e é muito bom que seja feito pelos próprios jovens, que têm a sua própria linguagem e modo de ser. A SVB dará todo o suporte e certamente esse trabalho vai frutificar.

  • As apresentações dos Grupos mostraram todo o vigor e possibilidades de desenvolvimento de nosso movimento (afinal, como disse na abertura, somos ainda infantes e temos muito trabalho pela frente). Foi animador ver como os grupos estão fervilhando de boas idéias, com muita garra para seguir em frente.

Agradeço ao pessoal do Parque Visão Futuro – uma ecovila sustentável, comandada com muita garra e suavidade pela Susan Andrews e sua equipe. Obrigada Susan, obrigada Lila, obrigada Lenita e Cristy e todos os demais que nos receberam calorosamente.

Agradeço também à Mãe Terra que sempre se faz presente com seus produtos de qualidade, emprestando-nos apoio muito importante para a consecução de nossos objetivos.

Marly Winckler

Mais fotos na Galeria de Fotos

Apoio:

 

Scroll to top