As 10 maiores realizações da SVB em 2015

 
 

A Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) prioriza ações e campanhas de alto impacto. No ano em que a Organização Mundial de Saúde impactou o mundo ao reconhecer as carnes processadas e os embutidos como alimentos potencialmente cancerígenos, no Brasil a SVB protagonizou alguns dos mais significativos avanços para a causa vegetariana - avanços que trazem ganhos reais de justiça social, preservação ambiental, saúde pública e, sobretudo, respeito aos animais.

 

Veja algumas das nossas conquistas de 2015.

 
 
 

1

 

Vegfest Brasil 2015 reúne mais de 900 pessoas em Recife

Em sua quinta edição, o maior evento vegetariano da América Latina teve 120 horas de conteúdo - entre palestras, demonstrações culinárias e cursos de capacitação -, ao longo de quatro dias, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Os participantes vieram de mais de 100 cidades diferentes - incluindo de outros sete países. No último dia, o Vegfest abriu totalmente as portas para a população recifense, recebendo um público ainda maior. A edição de 2017 será em Campos do Jordão/SP e já tem pré-cadastro aberto: www.vegfest.com.br 

 
 

2

 

Segunda Sem Carne chega ao programa "Bom Prato" de restaurantes populares do estado de São Paulo

Além de ter ampliado em 2015 o seu alcance na rede municipal de ensino da capital paulista, a Segunda Sem Carne agora chega ao "Bom Prato" - o programa da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo que oferece à população refeições ao preço de R$ 1,00. A primeira unidade beneficiada - do bairro paulistano de Santo Amaro - atende 2,5 mil pessoas por dia e passou a substituir a carne por proteína vegetal toda segunda-feira. As outras 48 unidades da rede iniciarão a nova rotina gradativamente. Quando o programa estiver inteiramente implementado, os restaurantes "Bom Prato" deixarão de comprar, juntos, cerca de 30 mil quilos de carne por mês.

 
 

3

 

Foie gras: Mais de 100 mil pessoas empenhadas em acabar com essa crueldade

Após receber das mãos de ativistas da SVB e organizações parceiras um abaixo-assinado com cerca de 100 mil assinaturas, o prefeito de São Paulo sancionou em junho de 2015 a Lei 16.222/2015, proibindo a produção e o comércio de foie gras ("fígado gordo" de gansos e patos) no município. As cidades de Sorocaba (SP) e Blumenau (SC) também proibiram a "iguaria", no segundo semestre de 2015. Embora a lei de São Paulo encontre-se suspensa por uma liminar da justiça concedida a pedido da Associação Nacional de Restaurantes, a SVB - e mais de 100 mil pessoas - seguem determinadas a manter a proibição.

 
 

4

 

Com participação de celebridades, mais de 30 mil pessoas aceitam o Desafio #21DiasSemCarne

Lançado numa parceria entre a SVB e o Veggo com apoio da Ampara Animal e do Instituto Luisa Mell, o Desafio #21DiasSemCarne já mostrou para mais de 30 mil brasileiros que tirar a carne e derivados do prato não é tão difícil - e ainda traz uma série de benefícios e descobertas. Uma das celebridades que topou o desafio foi Júnior Lima - que, ao completar os 21 dias, afirmou que não tem intenção de voltar a comer carne.

 
 

5

 

#PorcosdoRodoanel: Animais sobreviventes de carreta tombada viram embaixadores do vegetarianismo

Após acidente trágico no final de agosto que vitimou dezenas de porcas reprodutoras, as 64 sobreviventes foram resgatadas e acolhidas no Santuário Terra dos Bichos, nos arredores de São Paulo. Com a cooperação da SVB e de outros grupos e ativistas, as "Marias" - e os filhotes daquelas que estavam grávidas - hoje vivem em paz e são como embaixadores dos milhões de animais que condenamos diariamente a uma vida de miséria e sofrimento.

 
 

6

 

Em feira de produtos naturais, SVB sedia 30 demonstrações culinárias e serve mais de três mil refeições veganas

Pelo segundo ano consecutivo aceitando o desafio de assumir o restaurante oficial da maior feira brasileira de produtos orgânicos e naturais (Bio Brazil Fair / Natural Tech), a SVB serviu mais de três mil refeições veganas, sediou 30 demonstrações culinárias de alguns dos melhores chefs vegetarianos do Brasil e organizou seminário para cerca de cem pessoas com temas ligados a empreendedorismo, nutrição vegetariana e esportes.

 
 

7

 

Com salas cheias, Mostra Animal chega a duas novas capitais: Belo Horizonte e Rio de Janeiro

Além de repetir a dose em Florianópolis, em 2015 a Mostra Animal levou para duas novas capitais brasileiras uma seleção de mais de 20 filmes nacionais e internacionais sobre animais e sua controversa relação com os humanos, gerando no público uma mistura de indignação e esperança, indagações e soluções. Com salas cheias, as edições itinerantes do festival fortaleceram os movimentos localmente, agregaram ativistas, empresas e autônomos trabalhando no ramo de produtos veganos, e mudaram a visão de muita gente sobre os animais.

 
 

8

 

SVB lança publicações de referência nas áreas de meio ambiente, ética e culinária vegetariana

O relatório de impactos ambientais da pecuária "Comendo o Planeta: Impactos Ambientais da Criação e Consumo de Animais", o livreto sobre "Ética Vegetariana" e o livro prático de receitas "Festa Vegetariana 3" foram publicações que a SVB lançou em 2015 e que já estão sendo usadas como referência por pesquisadores, estudantes e outros públicos-alvo e tomadores de decisões.

 
 

9

 

Peaceable Kingdom - O Despertar: SVB traz ao Brasil um dos mais poderosos documentários da causa animal

Atualmente considerado por muitos o melhor documentário da causa animal e vegetariana, Peaceable Kingdom - O Despertar passa a ser distribuído gratuitamente no Brasil pela SVB. O filme, que agora oferece ao público brasileiro informações e sensibilização a respeito da personalidade fascinante dos animais, conta a história de um santuário de animais resgatados do abate, de um ex-pecuarista que se tornou ativista vegano, e outras histórias emocionantes.

 
 

10

 

Pela primeira vez, Feira do Empreendedor SEBRAE abre espaço para

empreendedorismo vegetariano

Com SVB e convidados, a Feira do Empreendedor SEBRAE 2015 abriu espaço, pela primeira vez na história, para um painel intitulado "Empreendedorismo vegetariano: Entre ganhar dinheiro e mudar o mundo, fique com os dois". O painel encabeçado pela SVB contou com representantes de algumas das empresas vegetarianas mais inspiradoras - que estão tirando bom proveito deste mercado e promovendo, na prática, produtos e serviços vegetarianos.

Neste fim de ano, contribua com a SVB para que possamos continuar expandindo o alcance das nossas ações e campanhas em defesa do vegetarianismo e dos animais.

Filie-se à SVB ou faça uma doação.

 

Faça também sua ceia de natal e festas de fim de ano sem crueldade, optando por deliciosos pratos veganos. Encoraje seus amigos e familiares a fazer o mesmo.

 

É tempo de compaixão. É hora de mudar o mundo começando pelo prato.

Junte-se a nós.