Notícias

22/09/2022

SVB manifesta-se perante várias entidades combatendo a desinformação

Compartilhe

 

Veja abaixo alguns exemplos de atuação recente:

 

CONAR – O Conselho Nacional de Autorregulação Publicitária (CONAR) foi acionado SVB a respeito da propaganda enganosa da Friboi, que em comercial televisivo exibe uma nutricionista alegando que "carne é essencial" (veja aqui). A reclamação foi recebida e foi instaurado o Processo Ético Nº 317/13. Porém, em contato telefônico, o CONAR informou que o processo só deverá ser analisado e encaminhado para as devidas providências no início de 2014.

 

CRN-4 – O Conselho Regional de Nutrição 4ª Região (CRN-4), que responde pela região do Rio de Janeiro, foi acionado pela SVB a respeito da mesma propaganda enganosa da Friboi, que em comercial televisivo exibe uma nutricionista alegando que "carne é essencial" (veja aqui). A nutricionista, registrada no CRN-4, não apenas propagou informação tecnicamente errada, como violou o código de ética do nutricionista. O Conselho informou por e-mail que o requerimento está sendo avaliado para que então sejam informadas à SVB as providências que serão tomadas junto à profissional.

 

Rede de restaurantes Seletti – A rede de restaurantes foi acionada pela SVB para retirar o prato "Brasileirinho", que continha caldo de carne, do Menu Vegetariano da rede. O prato, inclusive, aparecia no cardápio acompanhado de um "Tag" com a letra V indicando que era vegetariano. A SVB entrou em contato ao ser alertada por uma filiada, requerendo que a Seletti retirasse o ingrediente do prato ou, caso contrário, deixasse claro para o cliente que o produto não era vegetariano. Após solicitação pela SVB, a rede retirou do website o "Tag" vegetariano do prato, e informou estar substituindo os cardápios por um novo modelo em que o Brasileirinho foi retirado do menu vegetariano (veja novo cardápio em PDF).

 

Outras instituições foram abordadas e advertidas recentemente, como o CONCEA (Conselho Nacional de Controle da Experimentação Animal) após o seu ex-coordenador Marcelo Morales ter declarado em rede nacional que "precisamos dos animais na alimentação" (veja aqui). Neste caso, o CONCEA acusou o recebimento e encaminhamento do ofício para análise pelos departamentos jurídico e de comunicação do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), ao qual está vinculado.

 

A SVB funciona com base em filiações por todo o Brasil para representar as demandas da comunidade vegetariana e vegana em torno de diversas questões, incluindo comunicações errôneas como as exemplificadas acima. Não deixe de se filiar para continuar viabilizando este importante trabalho.

 

Posts relacionados