urna

Além do candidato carioca Marcelo Freixo - que comprometeu-se com a causa e foi para o 2º turno - o candidato Izaias Santana assinou a carta da SVB e foi eleito prefeito de Jacareí/SP.

Antes do início da campanha eleitoral para as eleições municipais de 2016, a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) lançou nacionalmente a carta-compromisso "Promovendo o vegetarianismo como uma alimentação ética, saudável e sustentável". 

Ao término das eleições, a SVB tem a felicidade de anunciar que 16 candidatos signatários da carta foram eleitos vereadores de diferentes cidades, um candidato foi eleito prefeito (Jacareí/SP) e um candidato a prefeito foi para o 2º turno (Rio de Janeiro/RJ). 

Dentre os candidatos a prefeito que assinaram a carta, um foi eleito prefeito do município de Jacareí/SP (Izaias Santana - PSDB/SP). Além disso, o candidato à prefeitura do Rio de Janeiro Marcelo Freixo (PSOL/RJ) passou para o segundo turno das eleições municipais, mas terminou não sendo eleito. 

Já entre os vereadores eleitos, destacaram-se as cidades de Recife/SP (3 vereadores eleitos), Engenheiro Coelho/SP (4 vereadores eleitos) e a capital São Paulo (3 vereadores eleitos) - incluindo o quinto vereador mais votado do Brasil, Reginaldo Tripoli.

Todos os candidatos eleitos, ou mesmo aqueles que forem porventura nomeados para cargos do Executivo, deverão cumprir o prometido na carta - ou seja, contribuir para:

- política de incentivo à alimentação vegetariana;

- eliminação do tratamento privilegiado concedido às atividades pecuárias;

- posicionamento dos órgãos de saúde e nutrição;

- ações visando à proibição a determinadas atividades de “produção animal”.

Dentre os argumentos da justificativa da carta, a SVB cita que “os impactos ambientais da criação de animais para consumo se demonstram expressivos, consumindo recursos naturais de forma ineficiente, contribuindo para o desmatamento e produzindo enormes quantidades de dejetos animais, ameaçando a qualidade da água e do ar e contribuindo sobremaneira para as mudanças climáticas”.

VEJA A CARTA-COMPROMISSO DA SVB NA ÍNTEGRA 

No total, 68 candidatos de todo o Brasil assinaram a carta-compromisso na campanha das eleições municipais de 2016.

Veja a lista completa dos candidatos que foram eleitos:

Segundo turno

Marcelo Freixo - Rio de Janeiro-RJ

Eleitos

Izaias Santana - Jacarei/SP - PREFEITO
Ivan Moraes - Recife/PE
Jayme Asfora - Recife/PE
Wanderson - Recife/PE
Goura - Curitiba/PR
Fabiane Rosa - Curitiba/PR
Professor Marcelo - São José dos Pinhais/PR
Leonardo Giordano - Niterói/RJ
Maria da Graça - Florianópolis/SC
Afranio Boppre - Florianópolis/SC
Alex Parente - Dois Córregos/SP
Guincho - Engenheiro Coelho/SP
João da Padaria - Engenheiro Coelho/SP
Zé Tomada - Engenheiro Coelho/SP
Mario Telão - Engenheiro Coelho/SP
Daniel Annenberg - São Paulo/SP
Gilberto Natalini - São Paulo/SP
Reginaldo Tripoli- São Paulo/SP

Receba as novidades!

 
 
Scroll to top