por Eric Slywitch - Coordenador do Departamento de Medicina e Nutrição da SVB
 
    Esse é o único nutriente que um vegetariano pode precisar suplementar mesmo com uma dieta bem planejada.

    A vitamina B12 está presente apenas nos alimentos de origem animal em quantidade significativa.

    Devemos lembrar que leite, queijos e ovos são de origem animal e contém essa vitamina. A maioria dos vegetarianos utiliza esses alimentos. Se o uso deles for regular (diário) e atingir as necessidades diárias, não é necessário utilizar suplementos.
 

Quais vegetarianos precisam de suplementação?

    " Gestantes (indiscutível !!)
    " Mulheres amamentando (indiscutível !!)
    " Crianças (indiscutível !!)
    " Vegetarianos que não utilizam ovos, leite e derivados, ou seja, os veganos
    " Vegetarianos que utilizam ovos e lácteos, mas irregularmente, pois nesse caso podem não atingir a necessidade diária recomendada.

Obs 1- Adultos (fora de gestação e de amamentação) podem optar em não fazer uso de suplementação desde que façam acompanhamento laboratorial.

Obs 2- O Instituto de Medicina dos EUA (Food and Nutrition Board) recomenda suplementação de B12 em todos os indivíduos (que comem ou não carne) acima dos 50 anos de idade, pois 10 a 30% deles apresentam dificuldade de extrair a vitamina do alimento.

Obs 3- Com relação a gestantes, mulheres amamentando e crianças, o uso de ovos e leite talvez ofereça vitamina B12 suficiente. O seu uso deve ser diário e a quantidade adequada para atingir a necessidade diária. Como a vitamina B12 não apresenta efeitos tóxicos, mesmo em altas doses, é prudente usar alimentos fortificados e/ou suplementos.

Qual é a necessidade diária de vitamina B12?

    Idade (sexo masculino e feminino) e quantidade de B12 recomendada:

    0 a 6 meses - 0,4 mcg
    7 a 12 meses - 0,5 mcg
    1 a 3 anos - 0,9 mcg
    4 a 8 anos - 1,2 mcg
    9 a 13 anos - 1,8 mcg
    14 até o final da vida - 2,4 mcg

    Estágio da vida e quantidade de B12 recomendada

    Gestação - 2,6 mcg
    Amamentação - 2,8 mcg

Como suplementar?

    Utilizando diariamente um suplemento que contenha pelo menos 5 mcg de vitamina B12.

    A maioria dos suplementos por via oral disponíveis no mercado contém 10 mcg. Não há problema algum.

Aos profissionais de saúde:

    Não confie apenas no hemograma para diagnosticar a carência de vitamina B12 (anemia megaloblástica).

    Solicite dosagem de vitamina B12 sérica. Como essa dosagem não é 100% confiável, devemos também dosar a homocisteína e se possível o ácido metilmalônico (exame de custo elevado).

    Lembre-se: na deficiência de B12 os seus níveis séricos diminuem e a homocisteína aumenta. O VCM pode estar normal mesmo nessas condições!

    A suplementação pode ser por via oral. Será injetável apenas se houver deficiência de fator intrínseco (anemia perniciosa).

Referência:

Position of the American Dietetic Association and Dietitians of Canadá: Vegetarian diets. J Am Diet Assoc. 2003;103:748-765.
 

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