O ano de 2006, a exemplo de 2005 e 2004, e também 2003, o ano de sua fundação, foi muito produtivo para a SVB. Consolidamos nossa estrutura organizacional, com a criação de 16 Grupos em várias cidades do país, de diferentes estados. Temos, além dos grupos ativos, alguns grupos em formação e mais ou menos 15 pontos de contato, que são embriões de novos grupos.

Nossa caminhada organizada está ainda em seus primórdios, mas tantas coisas boas já estão acontecendo que nos fazem ter certeza de que ainda avançaremos muito mais nessa luta tão premente por um mundo melhor.

Já contamos com 416 filiados, espalhados por 105 cidades de 20 estados brasileiros, e até em outros países. Ainda temos muito o que crescer.

A SVB conta hoje com 9 Departamentos. Todos trabalharam muito este ano, cada um na sua especialidade.

Realizamos, na Páscoa, o 1o Encontro de Coordenadores da SVB, na cidade de Itapecerica da Serra. Foi muito proveitoso e o clima muito agradável. Compareceram quase todos os coordenadores de Grupos e Departamentos. Estes encontros servem para aprimorarmos nossa formação e fortalecermos os laços de apoio e cooperação entre os dirigentes da SVB. Além de ser um momento propício para tempestades cerebrais.

Imprimimos mais de 500 mil folhetos para serem distribuídos gratuitamente, entre os quais, a coleção Nutrição Vegetariana (13 diferentes folhetos), um folder de apresentação da SVB com formulário de inscrição e um folheto da Campanha de Filiação.

Confeccionamos centenas de camisetas e adesivos. Nossa ´lojinha´ foi bastante movimentada – enviamos muitos materiais (livros, impressos, folders, camisetas, DVDs etc.) para os Grupos e vendemos materiais avulsos pela Internet e nas várias banquinhas, estandes etc. dos quais participamos.

Produzimos alguns exemplares eletrônicos da Folha Veg, que foi descontinuada porque estamos estudando a possibilidade de aproveitar o jornal Mundo Veg produzido pelo grupo Ribeirão Preto tornando-o um jornal nacional da SVB.

Realizamos dezenas de palestras, conferências, simpósios, eventos, manifestações pelo Brasil afora, todos gratuitos. Montamos estande em várias feiras e eventos, seja pela SVB Nacional, seja por iniciativa dos diversos Grupos. Destaque para a participação no 1º Congresso Brasileiro de Educação Humanitária, realizado pelo Instituto Nina Rosa e na Feira de Orgânicos BioFach, onde a SVB apresentou Demonstração Culinária, com a chef Tatiana Cardoso.

Organizamos, em agosto, no Memorial da América Latina, em São Paulo, o 1º Congresso Vegetariano Brasileiro e Latino-americano, com um saldo muito positivo. As dificuldades foram muitas, mas também houve muito aprendizado. Por conta do Congresso, tivemos ampla cobertura da mídia, não só da cidade de São Paulo, como de todo o Brasil, quando se falou de vegetarianismo em jornais, revistas, TVs, jornais de bairro etc. O Congresso, mais uma vez, foi coberto pelo programa Alternativa Saúde da GNT. Fizemos uma excelente parceria com a União Planetária, que gravou muitas palestras no Congresso e as vêm veiculando em sua rede retransmissora que alcança cerca de 40 milhões de telespectadores. A União Planetária também incluiu o vídeo A Carne É Fraca na sua programação. Também gravamos várias entrevistas, por intermédio de nosso Departamento de Imagem e Som, com palestrantes e participantes do Congresso que oportunamente serão disponibilizadas ao público.

Durante o Congresso, o Departamento de Medicina e Nutrição da SVB organizou o Curso de Capacitação em Dieta Vegetariana, que foi muito procurado por profissionais de saúde.

Fomos procurados para dar entrevista por inúmeros veículos de comunicação ao longo do ano, como Programa Mais Você, rádio CBN, revista Vida Simples, Revista dos Vegetarianos e muitos outros, com especial concentração no mês que antecedeu e se seguiu ao Congresso.

Publicamos anúncios na Revista dos Vegetarianos, que nos cedeu, sem ônus, espaço privilegiado para difundir nossa mensagem.

Finalizamos uma proposta de acordo com estabelecimentos com os quais a SVB fará parcerias visando conseguir descontos para os sócios da SVB. Esse trabalho será implementado nesse ano que inicia, beneficiando tanto os estabelecimentos como nossos sócios e o vegetarianismo por via de conseqüência.

Os Grupos da SVB estão a pleno vapor. Vários desenvolveram projetos de vários tipos que estão aos poucos sendo implementados. Muito animador.

Participamos de vários dias comemorativos e de protesto, entre os quais, Dia Internacional do Vegetarianismo, Dia Mundial Vegano, Dia Internacional dos Direitos Animais, Dia Mundial Sem Carne etc.

Participamos do 37o Congresso Vegetariano Mundial, ocorrido em setembro, em Goa, Índia. Desta vez comparecemos com seis delegados, sendo dois coordenadores de Grupo e Departamento, além da presidente da SVB. Três de nossos representantes apresentaram trabalhos (palestras ou demonstração culinária).

Durante o ano, recebemos uma média de duas críticas ou sugestões por semana, todas avaliadas e respondidas pelo nosso pessoal. Esperamos poder contar cada vez mais com as críticas e sugestões de todos, para fazer nossa Sociedade crescer. Durante o Congresso, também aplicamos um formulário especial, recebendo diversas e valiosas críticas e sugestões para o próximo Congresso Vegetariano Brasileiro.

Quero agradecer enfaticamente a todos os que contribuíram com esse grande esforço coordenado, notadamente, os coordenadores de Grupos e Departamentos, que de forma voluntária oferecem horas e horas de seu tempo para o bom desempenho de suas funções.

Agradeço também a todos os nossos sócios, que apóiam e confiam no nosso trabalho, que, diga-se de passagem, ainda está por florescer, mas cujas sementes já – muitas – estão enterradas em solo fértil.

Agradeço também às críticas e sugestões. Apesar de tudo, aprendemos com a adversidade e fortalecemos nosso desiderato.

A seguir, um resumo dos relatórios dos Grupos e Departamentos

  • Grupo Araraquara – coordenador: Walter Nigro Falcoski

O Grupo-Araraquara da Sociedade Vegetariana Brasileira foi criado em 22 de outubro de 2006, com a presença do Coordenador do Grupo Ribeirão Adriano Saran, que apresentou informações a respeito das atividades do Grupo Ribeirão para auxiliá-los neste processo de formação deste nosso grupo.

Em dezembro, iniciaram contato com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Araraquara. O secretário depois de saber a respeito da SVB, seus objetivos e atuações, acatou de imediato suas reivindicações oferecendo-lhes um espaço, dentro de um programa de governo, que é a Central de Abastecimento Solidário. Alimentos vegetais oriundos da agricultura local e regional, o qual se compõe de um Banco de Alimentos (projeto este em parceria com o governo federal), Câmara Fria, Vaca Mecânica (máquina que produz o leite de soja), Sede da Coordenadoria de Segurança Alimentar, Cozinha Experimental, Cozinha Regional de Referência e Horticultura de manejo orgânico. Neste local, caberá à SVB a execução de eventos, palestras, cursos, vegetarianismo na prática, difundindo a culinária vegetariana vegana com o princípio da não crueldade.

Veja relatório completo em: Araraquara-2006

  • Grupo Anna Kingsford – Brasília - coordenador: Arnaldo Sisson Filho

É um grupo mais dedicado a estudos e discussões entre seus afiliados. Seus estudos tratam, sobretudo, de textos da Dra. Anna Kingsford.

Veja relatório completo em: Anna Kingsford-2006

  • Grupo Belo Horizonte - coordenadora: Mariana Licéia

O grupo de Belo Horizonte da SVB, criado em dezembro de 2003, é formado hoje por coordenadora, secretário, tesoureiro e mais 10 voluntários. Em Belo Horizonte há 16 filiados à SVB. Além disso, o grupo conta com uma lista de discussão no Yahoo com 86 associados e comunidade no Orkut com 152 membros.

O Grupo, bastante ativo, organizou várias palestras e encontros e participou de feiras, caminhadas, manifestações, festivais e entrevistas. Em setembro realizou eleição para coordenador, sendo eleita a atual coordenadora Mariana L. Campos.

Veja relatório completo em: Belo Horizonte-2006

  • Grupo Campo Grande - coordenadora: Jaqueline Andrade Torres

O primeiro encontro vegetariano em Campo Grande, e fundação do grupo local, aconteceu em 19/03/2006, contando com a presença de aproximadamente 30 pessoas. Nessa ocasião, foi servido um almoço vegano seguido de apresentação do documentário "A Carne é Fraca".

Nos meses seguintes, até novembro, tivemos um encontro por mês, com almoço vegano, banquinha de materiais sobre vegetarianismo, e muitos laços de amizades se formando e se fortalecendo. Nesses encontros, o número de pessoas presentes variou entre 35 e 65.

Em julho, iniciamos o projeto de parcerias com profissionais e estabelecimentos comerciais, a fim de buscar vantagens para os filiados da SVB.

Veja relatório completo em: Campo Grande - 2006

  • Grupo Curitiba - coordenadora: Liziane Sutile Semchechen

O Grupo Curitiba foi muito ativo, realizando diversas palestras, encontros, projeções de vídeos, manifestações etc. Destaque para dois Simpósios com duração de três dias cada ume participação de palestrantes nacionais.

Em agosto houve escolha de novo coordenador, quando foi eleita a atual coordenadora.

Veja relatório completo em: Curitiba-2006

  • Grupo Floripa - coordenadora: Maria Helena Lenzi

O Grupo Floripa, sempre muito atuante, realizou diversas palestras, encontros, projeções de vídeos e filmes, manifestações etc.

Participou todos os meses de uma Feira de Adoção organizada pela ONG É o Bicho!.

Teve participação fundamental na organização do Congresso Vegetariano Brasileiro e Latino-americano. Durante o Congresso Brasileiro, assim como no Mundial, mais uma vez o Grupo Floripa trabalhou muito, cuidando da banca da SVB, de venda e distribuição de livros e folhetos e, sobretudo, dando muitas informações e recebendo as pessoas. Além disso, participou ativamente da organização do Congresso.

O Grupo Floripa participa também todos os sábados com um estande da Feira de Orgânicos da Lagoa da Conceição, a principal feira do gênero da cidade.

De 17 a 21 de julho organizou em parceria com outros grupos a Semana Pela Abolição do Especismo na UFSC.

  • Grupo Fortaleza - coordenador: João Paulo Duarte Diniz

O Grupo iniciou recentemente as atividades, depois de várias reuniões entre os sócios da SVB da cidade e interessados. Participou de algumas feiras e tem vários projetos pela frente. Vários de seus sócios participaram do Congresso Vegetariano em São Paulo.

  • Grupo Mauá - Visconde de Mauá - RJ - coordenador Jean Pierre Verdaguer

O Grupo inicia suas atividades, mas já fez um evento na PUC-São Paulo, com a presença e apoio de outros coordenadores da SVB.

  • Grupo OCA – São Paulo - coordenadora Marcia Lima

O Grupo OCA – Orientação para Conscientização Ambiental, juntou-se à SVB recentemente mas já está com a mão totalmente na massa. O grupo desenvolve projetos com enfoque artístico e prático.

  • Grupo Piracicaba - coordenador Eduardo Fraccarolli Buriola

O Grupo Piracicaba realizou vários eventos para seus sócios e também para o público em geral, entre os quais palestra na Universidade local.

Encabeçou também o projeto do convênio da SVB com estabelecimentos comerciais que por certo será um passo muito importante para benefício de nossos associados.

  • Grupo Porto Alegre - coordenador - Rafael Bán Jacobsen

    O atual coordenador foi reconduzido ao posto em eleições realizadas em junho. O Grupo, muito ativo, tem encontros regulares em restaurantes vegetarianos, organizou várias atividades, como palestras, projeções de vídeos, parcerias, workshops e manifestações. Tem um site muito completo e dinâmico. O Grupo monta uma banquinha todos os sábados em conhecida Feira de Orgânicos da cidade.

No total, somando-se os almoços semanais promovidos, as banquinhas e demais eventos, foram mais de 150 datas de atividade para o público vegetariano em Porto Alegre.

Veja relatório completo em: Porto Alegre 2006

  • Grupo Ribeirão Preto - coordenador - Adriano Saran

    O Grupo Ribeirão Preto organizou várias palestras, exibições de vídeos, oficinas, feiras, demonstrações culinárias e almoços comunitários. Editou o jornalzinho Mundo Veg, com tiragem de 3 mil exemplares. Este jornal está sendo expandido para se tornar o jornal de toda a SVB. Também tem um site bem dinâmico. Colocou em prática o projeto Vegetarianismo na Prática, de distribuição de alimentação vegetariana em local público. O coordenador do Grupo está ajudando a presidente e o coordenador de Formação de Grupos a receber e estimular os novos grupos em formação.

Veja relatório completo em: Ribeirão Preto 2006

  • Grupo Rio de Janeiro - coordenadora Thais Pimenta

    O Grupo Rio de Janeiro organizou o I, II e III Evento Vegetariano, almoços em restaurantes vegetarianos, o Dia Mundial sem Carne e outras atividades.
  • Grupo São Carlos - coordenador Alfredo A. Ohnuma Jr

O Grupo organizou algumas manifestações e montou banquinha em praça no centro da cidade aos domingos. Está trocando de coordenador.

Veja relatório completo em: São Carlos 2006

  • Grupo São Paulo - coordenadora - Andresa de Oliveira Bastos

O Grupo São Paulo trocou duas vezes de coordenador em curto espaço de tempo e está procurando se reestruturar.

  • Grupo Shanti Veg – Joinville - coordenadora: Laura Packer

Joinville contou até recentemente com outro Grupo – o Sociedade Mundo Vegan, sob a coordenação de Rafael Mendonça, que havia entrado para a SVB já como grupo formado. Recentemente este grupo pediu desligamento e, casualmente, ou não, no mesmo momento outro Grupo, sob a coordenação da Laura, iniciou suas atividades. A Laura participou do Congresso Mundial em Goa, apresentando demonstração culinária. O Grupo tem organizado palestras, projeções de DVDs etc.

  • Grupo Uberlândia – coordenador: Adrival T. Alves

O Grupo iniciou recentemente as atividades, mas já conta com um grupo animado que está se reunindo e combinando o que fazer.

Grupos em formação

  • Birigui – SP – Geisa Maria
  • Bom Despacho – MG - Wesley e Victor
  • Goiânia - GO - Fabíola
  • Vitória – ES – Ângela e Silas
  • Pindamonhangaba – SP – Osvaldo Moreira
  • São José dos Campos - SP – José Rangel
  • São José dos Pinhais - PR - Moyses Zane

Contatos em outras cidades

  • Alagoas - Rosilene
  • Belém -
  • Boa Vista - Roraima -
  • Campinas -
  • Cuiabá
  • Mogi das Cruzes -
  • Recife -
  • Sete Lagoas - MG -

Departamentos

  • Assuntos Internacionais: Debbie Hirst - Paris – França
  • Criação de Grupos: Arnaldo Sisson Filho - economista - Brasília - DF

Tem havido bastante demanda deste Departamento por conta de várias solicitações para formação de Grupos da SVB, o que muito nos alegra.

  • Filiação e Divulgação: Maurício Varallo - publicitário - São Paulo

Este Departamento cuida de todas as filiações e emissão de carteirinhas, de sorte que sempre tem bastante trabalho. Trabalhou muito também durante a Campanha de Filiação e às vésperas do Congresso.

Veja relatório completo em: Filiações 2006

  • Imagem e Som: Cláudia Aguiyrre - professora de cinema - Florianópolis

O Departamento editou dois vídeos, lançados no Congresso Vegetariano em São Paulo, com o material do Congresso Mundial. Além disso, coordenou todos os trabalhos de gravação de palestras no Congresso Vegetariano, estando agora trabalhando na edição desse material.

  • Informática: Alex Fernandes - webmaster - Santa Rita do Sapucaí – MG

Departamento muito atuante, responsável pelo site da SVB, pela manutenção das páginas, formulários, controle das páginas dos grupos, emissão de emails para os coordenadores etc. Trabalha no momento na transformação do site em site dinâmico, com inclusão de lojinha com BRPay – sistema de pagamento por cartão, boleto etc.

Veja relatório completo em: Informática 2006

  • Medicina e Nutrição: Eric Slywitch: médico nutrólogo - São Paulo - SP

O Departamento teve atuação muito forte na produção de folhetos – Coleção Nutrição Vegetariana, resposta a perguntas pela Internet, palestras em várias cidades do país e, sobretudo, no Congresso Vegetariano em São Paulo, onde organizou o Curso de Capacitação em Dieta Vegetariana. Este Departamento também escreveu vários posicionamentos frente a artigos divulgados na mídia, participou de várias entrevistas em jornais, rádios e TVs e também do Congresso Vegetariano Mundial na Índia, com palestra.

Veja mais em: http://www.svb.org.br/depmednutricao/depmednutricao.htm

  • Meio Ambiente: Sérgio Greif - biólogo - São Paulo - SP

O Departamento participou do Congresso Vegetariano em São Paulo, com palestra e mesa redonda. Redigiu vários textos sobre o tema e respondeu muitas indagações pela Internet.

Veja mais em: http://www.svb.org.br/depmeioambiente/depmeioambiente.htm

  • Departamento de Tradução e Revisão - Beatriz Medina - Borba da Mata - MG

O Departamento de Tradução e Revisão revisou alguns textos para o Congresso, anúncios, questionários. Traduziu vários textos que foram disponibilizados no site da SVB e contribuiu com o boletim informativo do Grupo Ribeirão Preto. Participou também do Congresso Vegetariano em São Paulo, com palestra.

Veja mais em: Relatório 2006

  • Ouvidoria - David Turchick - economista - Rio de Janeiro

A Ouvidoria recebeu uma média de duas sugestões ou críticas por semana, e tratou de respondê-las e transmiti-las aos dirigentes como forma de tentarmos melhorar nossa atuação. Da Ouvidoria também obtivemos um formulário aplicado durante o Congresso Vegetariano em São Paulo, que foi bastante útil para identificarmos onde devemos nos aprimorar para o próximo grande evento, tanto em termos de estratégias de divulgação como em termos de programação e infra-estrutura do evento.

SVB - Sociedade Vegetariana Brasileira  

RELATÓRIO DE FILIADOS POR CIDADE/UF (posição em 01/02/2007)  

UF N° FILIADOS CIDADE N° FILIADOS
AM 1 Manaus 1
BA 4 Feira de Santana 1
    Salvador 3
CE 12 Fortaleza 11
    Limoeiro do Norte 1
DF 14 Brasília 11
    Cruzeiro 3
ES 4 Cariacica 1
    Vitória 3
FL 1 Gainesville 1
GO 6 Aragarças 1
    Goianésia 1
    Goiânia 4
MG 38 Belo Horizonte 16
    Borda da Mata 2
    Carangola 1
    Contagem 1
    Juiz de Fora 4
    Patos de Minas 1
    Poços de Caldas 1
    Pouso Alegre 1
    Santa Luzia 1
    Santa Rita do Sapucaí 2
    São João del Rei 1
    Sete Lagoas 3
    Uberlândia 4
MS 7 Campo Grande 7
MT 1 Cuiabá 1
PA 2 Belém 2
PE 5 Recife 5
PR 20 Curitiba 14
    Londrina 2
    Matinhos 1
    Ponta Grossa 1
    S. J. dos Pinhais 1
    Umuarama 1
RJ 43 Duque de Caxias 2
    Niterói 3
    Niterói 3
    Nova Iguaçu 1
    Petrópolis 1
    Resende 2
    Rio de Janeiro 30
    Teresópolis 1
RN 1 Mossoró 1
RR 1 Boa Vista 1
RS 24 Alvorada 1
    Cachoeirinha 3
    Pelotas 1
    Porto Alegre 18
    São Leopoldo 1
SC 35 Balneário Camboriú 1
    Biguaçu 1
    Braço do Norte 1
    Florianópolis 20
    Gaspar 1
    Jaraguá do Sul 3
    Joinville 6
    São José 2
SE 3 Aracaju 3
SP 194 Amparo 1
    Araraquara 5
    Artur Nogueira 1
    Barueri 1
    Bauru 2
    Birigui 3
    Bom Jesus dos Perdões 1
    Buri 1
    Campinas 7
    Catanduva 1
    Cotia 4
    Franca 1
    Guarulhos 1
    Inúbia Paulista 1
    Itapetininga 1
    Itatiba 1
    Itirapina 1
    Jandira 1
    Jardinópolis 1
    Jundiaí 1
    Limeira 1
    Louveira 1
    Marília 2
    Matão 2
    Mogi das Cruzes 5
    Olímpia 2
    Osasco 3
    Piedade 1
    Piracicaba 19
    Ribeirão Pires 2
    Ribeirão Preto 10
    Rio Claro 1
    S. J. dos Campos 2
    Santo André 1
    Santos 2
    São Bernardo do Campo 1
    São Caetano do Sul 2
    São Carlos 3
    São José dos Campos 3
    São Paulo 91
    Sertãozinho 1
    Valinhos 1
    Vinhedo 2

Total: 416 filiados

105 cidades

20 estados

Em breve:

Nosso site está sendo reformulado e vai ganhar uma lojinha virtual, que em muito facilitará nosso trabalho e o controle das vendas, além de facilitar também a vida do consumidor, pois será possível efetuar as compras com todos os tipos de cartões, boleto, depósito bancário etc.

Marly Winckler - Florianópolis - fevereiro de 2006

Scroll to top