por Eric Slywitch - Coordenador do Departamento de Medicina e Nutrição da SVB
 
Alguns alimentos são muitas vezes citados como fontes de B12, mas os estudos demonstram que nem todas as fontes contêm a vitamina ativa.
 
 
Alimentos Fermentados
 
Como as bactérias são as únicas produtoras de vitamina B12 surgiu a hipótese de que os alimentos fermentados seriam fontes da vitamina. No entanto esses alimentos não demonstram quantidades significativas dessa vitamina ativa. Assim, não são fontes confiáveis de vitamina B12:
 
Missô
Shoyo
Tempê
Levedura de cerveja
Pães fermentados biologicamente
Algas
Da mesma forma, as algas demonstram aumentar os níveis sangüíneos de vitamina B12 em seres humanos, mas elas não realizam a mesma função da vitamina B12 verdadeira.Considera-se que as algas contêm análogos da vitamina B12. Não é uma vitamina B12 ativa em seres humanos, ela apenas é dosada no sangue como se fosse a verdadeira.Portanto não confie, como fonte de B12, em:Nori
Chlorella
Wakame
Hiziki
Kombu
Spirulina
Todas as demais algas
 
Referência:
 
Position of the American Dietetic Association and Dietitians of Canada: Vegetarian diets. J Am Diet Assoc. 2003;103:748-765. (www.svb.org.br/artigos/artigos.htm)Characterization and Bioavailability of Vitamin B12 Compounds from Edible Algae. J Nutr Sel Vitaminol, 48, 325-332; 2002

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