Notícias

09/06/2008

Ética na Alimentação – palestrantes

Compartilhe
  • Daniel Lourenço

    Daniel Braga Lourenço é advogado no Rio de Janeiro. Mestre em “Direito, Estado e Cidadania” pela Universidade Gama Filho – UGF/RJ, é especialista em Direito Ambiental pela Fundação Getúlio Vargas – FGV/RJ, onde também possui MBA em Direito Econômico e Empresarial. É advogado membro do “Animal Legal Defense Fund” – ALDF (Profesional Volunteer) e Professor de Direito Ambiental dos cursos Praetorium no Rio de Janeiro e da Pós-Graduação em Direito do Petróleo do Instituto Catarinense de Pós-Graduação – ICPG. Atualmente é o Diretor Jurídico do Instituto Abolicionista Animal – IAA e integra os Conselhos Editoriais da Revista Brasileira de Direito Animal, da Editora Evolução e Pensata Animal. Possui artigos publicados relacionados à temática da ética ambiental e direito dos animais, e é autor de “Direito dos Animais: Fundamentação e Novas Perspectivas” – Sergio Antonio Fabris Editor (no prelo).

    Daniel Lourenço falará sobre o seguinte tema: Liberdade de Culto e Direito dos Animais

  • Heron Santana

    O Dr. Heron José de Santana é professor de Direito Ambiental e Direito Constitucional da Graduação e da Pós-graduação do Curso de Direito da UFBA. Mestre em direito econômico e ciências sociais tem se destacado na luta pelos direitos animais, tendo sido o primeiro a escrever, no Brasil, tese de doutoramento em Direito Animal com o título Abolicionismo Animal.

    É promotor de justiça do Meio Ambiente de Salvador (Bahia), onde atua, junto com associações de proteção animal, em prol da defesa de qualquer forma de crueldade contra os animais.

    É coordenador, juntamente com Luciano Santana, da Revista Brasileira de Direito Animal, a primeira revista do gênero na América Latina, e que conta com a contribuição de autores como Tom Regan, David Favre, Laerte Levai, Edna Cardozo Dias, Sônia Felipe e outros. Em 08 de agosto de 2006 foi eleito Presidente do Instituto Abolicionista Animal, instituição que vem somar esforços na libertação dos animais, dando suporte jurídico e fundamentação filosófica, assim como apoio técnico na formulação e ajuizamento de ações em defesa dos interesses dos animais.

    O Dr. Heron Santana falará sobre o seguinte tema: Vegetarianismo como ação política

 

  • Acarya Jinananda
    dada.jpg Dada Jinanananda iniciou-se na ciência milenar do Tantra Yoga no início dos anos oitenta. A seguir, conheceu a ciência da Saúde Alimentar. Hoje, depois de quase vinte anos de vegetarianismo, é muito grato a todos que cultivam e propagam essa ciência, em suas palavras, “maravilhosa”. Nascido na República Democrática do Congo, mora atualmente em São Paulo, onde dissemina o vegetarianismo e o Tantra Yoga.                                 

    Dada Jinanananda falará sobre – Neo-ética e Salvação Multilateral


  • Laerte Levai  

    Membro do Ministério Público do Estado de São Paulo desde 1990, exerce há 13 anos as funções de Promotor de Justiça em São José dos Campos. Dentre suas atribuições na comarca distinguem-se o combate aos crimes ambientais e a tutela jurídica dos animais.

    Ajuizou diversas ações civis públicas contra rodeios, circos, matadouros, experimentação animal, além de processar criminalmente aqueles que perpetraram atos de caça e crueldade para com animais. 

    Vegetariano e antivivisseccionista, obteve por via judicial a declaração de inconstitucionalidade da lei paulista da Jugulação Cruenta (Lei 10.470/99), em São José dos Campos, após processar um frigorífico que perfazia abate ritual de bovinos. Também pleiteou judicialmente o efetivo uso de métodos substitutivos à experimentação animal, acionando duas universidades na região em que atua.

    Ativista dos direitos dos animais, participou de inúmeros congressos e eventos sobre proteção animal e bioética, em São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Bahia e Paraíba, assim como em Portugal.

    O Dr. Laerte Levai falará sobre o seguinte tema: Direito dos animais – da teoria à prática

    Nesse contexto, abordará a questão da crueldade institucionalizada, sobretudo aquela sofrida pelos animais explorados nas fazendas de criação industrial pela indústia do agronegócio.

  • Marly Winckler

    mw.jpgMarly Winckler é socióloga e tradutora. É coordenadora para a América Latina e o Caribe da União Vegetariana Internacional (IVU – www.ivu.org/members/council/marly-winckler.html, com sede na Inglaterra. Preside a Sociedade Vegetariana Brasileira (www.svb.org.br).

    Presidiu o 36o Congresso Vegetariano Mundial – www.svb.org.br/15congresso/congresso.htm e o 1o Congresso Vegetariano Brasileiro e Latino-americano.

    Marly estará apresentando o seguinte tema: Ética na Alimentação

  • Nina Rosa Jacob

    nina.jpgNina Rosa Jacob, ativista pela defesa dos direitos dos animais desde 1994.
    Iniciou processo  de mudança para vegetarianismo em 1976, depois aderiu ao veganismo.
    Em 2000 fundou o Instituto Nina Rosa – projetos por amor à vida, organização independente que trabalha pela valorização da vida animal por meio da educação humanitária.
    Defende a educação e a coragem de fazer o bem como principais ferramentas para a formação de uma sociedade mais justa e pacífica. Produtora dos vídeos A Carne é Fraca, Fulaninho o Cão que Ninguém Queria, Não Matarás, entre outros.
    Editora dos livros Alternativas ao uso de animais vivos na educação – pela ciência responsável de Sérgio Greif e Vozes do Silêncio – cultura científica: ideologia e alienação no discurso sobre vivissecção de João  Epifânio Regis Lima.

    Nina Rosa falará sobre: Exploração animal, conhecer para evitar.

    Onde e como acontece a exploração animal e como podemos nos recusar a fazer parte dela. Os atos mais simples e banais de nosso cotidiano podem conter crueldade animal “embutida”. A importância da consciência expandida e de atitudes lúcidas e individuais como caminho para uma vida realmente pacífica e ética. A força do exemplo e como ele pode ser inspirador.

 
  •  Rafael Bán Jacobsen

    rafael-jacobsen.jpg

    Rafael Bán Jacobsen  nasceu em 21 de maio de 1981 em Porto Alegre. É físico, professor, pianista, poeta e escritor. Participou de inúmeras coletâneas e tem grande quantidade de artigos publicados em jornais e revistas. Em 1998, lançou seu primeiro livro individual, Tempos & Costumes, recebendo o Prêmio Açorianos de Destaque em Narrativa Longa.

    Em julho de 2005, lançou seu primeiro romance Solenar, também agraciado com o Açorianos em 2006. É sócio do Grêmio Literário Castro Alves (GLCA), da Casa do Poeta Rio-Grandense (CAPORI), membro do Partenon Literário e ocupante da Cadeira número 11 da Academia de Artes Ciências e Letras Castro Alves (AACELCA). Trabalha, atualmente, com pesquisa em Cosmologia e em Física Nuclear e de Partículas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde realizou bacharelado e mestrado. Prepara o lançamento de seu novo romance, Uma Leve Simetria. Rafael é coordenador do Grupo SVBPOA, da Sociedade Vegetariana Brasileira, em Porto Alegre. 

    Rafael Jacobsen estará falando sobre o seguinte tema: Quando eles chegarem: ética humana versus ética alienígena na alimentação

    A partir de um conto de sua autoria (Quando eles chegaram, coletânea Ficção de Polpa, vol.1, Ed. Fósforo, 2007), o palestrante abordará uma das mais conhecidas questões da retórica vegetariana: o que nós humanos pensaríamos e sentiríamos se uma espécie alienígena que se julgue superior invadisse nosso planeta e fizesse conosco tudo o que hoje fazemos com os animais? Por essa via, será proposta uma reflexão sobre os princípios éticos que devem reger nossa conduta na interação com os indivíduos de outras espécies – na mesa e fora dela.   

  • Ruth Maria Sommerholder Scaff – Professora, terapeuta, presidente da Fundação Cidade da Paz (Brasília), Universidade voltada para o desenvolvimento da cultura de paz e redução dos índices de violência. Desenvolve pesquisas nas mais diversas áreas do conhecimento e oferece serviços de facilitação de processos de mudança de cultura organizacional a partir de uma abordagem transdisciplinar.

       

  • Sônia T. Felipe sonia.jpg                
    Sônia T. Felipe é doutora em Filosofia Moral e Teoria Política pela Universidade de Konstanz, Alemanha, professora da graduação e pós-graduação em Filosofia e do Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC, orienta dissertações e teses nas áreas de teorias da justiça, ética animal e ética ambiental. Pesquisadora permanente do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, Membro do Bioethics Institute da Fundação Luso-americana para o Desenvolvimento, autora de Ética e experimentação animal: fundamentos abolicionistas, Edufsc, 2007, e Por uma questão de princípios, Boiteux, 2003.

    Sonia Felipe falará sobre o seguinte tema: Ética na alimentação: o fim da inocência.

    Na apresentação a professora Sonia Felipe trata inicialmente do conceito de ética, passando a aplicá-lo ao ato de comer. Aborda a questão da necessidade de perder a inocência que parece cegar os vegetarianos que consomem ovos e leite. Descreve o sofrimento ao qual as galinhas e vacas são submetidas para a produção desses dois alimentos. [50 minutos + 10 para perguntas]